en-US

Hands on Azores Crafts

Hands_ON-04-04

Hands on é um projeto de criação de roteiros e experiências artesanais que pretende promover atividades e workshops de curta duração, dando a conhecer as unidades produtivas artesanais dos Açores e pondo o público em contacto direto com saberes e técnicas singulares da identidade regional.

Mais de 100 oficinas de diferentes áreas artesanais dispersas por nove ilhas integram os roteiros. Para encontrar a oficina a visitar basta procurar a sinalética. Se está a organizar a sua viagem, em férias, trabalho ou no âmbito de um evento, seja com um grupo pequeno ou maior, pode escolher uma experiência do Artesanato dos Açores e desfrutar das ilhas desafiando a sua criatividade e aprendendo com artesãos locais técnicas e saberes tradicionais.

Roteiros

Hands on Corvo
ILHA DO CORVO Na mais pequena de todas, a manifesta originalidade do seu artesanato em tudo espelha o engenho do seu povo que encontrou na madeira segurança e na lã conforto.   Roteiro 1. Rosa Mendonça é artesã de mestria e(...)
SABER MAIS
Hands on São Miguel
ILHA DE SÃO MIGUEL Verde, povoada por lagoas e ribeiras, planícies e montanhas, flores e gado bovino, a ilha maior dos Açores tem a justa fama de ser uma esmeralda no meio do Atlântico — que banha as suas praias(...)
SABER MAIS
Hands on Flores
ILHA DAS FLORES Na mais ocidental da Europa, a beleza das paisagens inspira a criatividade dos artesãos que procuram nos materiais tradicionais uma expressão mais atual… fresca como as suas cascatas.   Roteiro 1. Mal chegue, ou em qualquer outro(...)
SABER MAIS
Hands on Faial
 ILHA DO FAIAL Azul de hortênsias, negro de basalto, verde do mar, o Faial encanta tanto pelas suas amplas baías de ondulação suave, como pela História plena de ricos episódios de navegação, aviação e baleação.   Roteiro 1. Chegados à(...)
SABER MAIS
Hands on Graciosa
Ilha Graciosa Graciosa de nome e de porte, a ilha mais plana dos Açores ostenta termas, grutas e moinhos de vento no seu perfil. A tradição aqui é doce e bela como as suas queijadas e os seus bordados.  (...)
SABER MAIS
Hands on São Jorge
ILHA DE SÃO JORGE Longa, escarpada, verdejante e abençoada por inúmeras fajãs lávicas, esta ilha sobressai no Atlântico pelos seus paladares únicos: o queijo mais famoso, a doçaria mais especial e as vistas mais empolgantes!   Roteiro Ribeira do Nabo(...)
SABER MAIS
Hands on Pico
ILHA DO PICO No Pico, onde o mar é grande, as vinhas e a vida se fazem em cima da rocha negra, e os dragoeiros esquecem a idade, a ilha e a montanha são uma e a mesma… e um(...)
SABER MAIS
Hands on Santa Maria
ILHA DE SANTA MARIA Feita de sol, barro e fósseis, Santa Maria é ilha-primeira em generosidade de sabores e costumes, à qual alia um espírito inventivo e moderno, bem patente nas suas iniciativas musicais e culturais. Roteiro 1. Caminhe por(...)
SABER MAIS
Hands on Terceira
ILHA TERCEIRA Das rotas das especiarias, ficaram costumes e sabores incomparáveis. Das lutas e invasões, o heroísmo e a vitória. Dos vulcões, os mais belos e verdes prados, as grutas mais assombrosas.   Roteiro 1 – Angra do Heroísmo (Centro)(...)
SABER MAIS
TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos
TIPO é um roteiro que  levará os participantes numa viagem que percorrerá alguns dos locais de referência para a actividade tipográfica da ilha, desde aquele, onde a tipografia tradicional ainda é corretamente utilizada até aos de cariz museológico onde o(...)
SABER MAIS
Atelier Decor, de Erica e Cris Santos
Tendo a mãe costureira, Cristina Santos apaixonou-se pela costura desde muito nova. Começou pela confecção de vestuário e arranjos, mas depois com a sua atividade profissional, ficou muito difícil dedicar tanto tempo confecção e começou a dedicar-se à costura criativa. Neste(...)
SABER MAIS
A Prenda by Sandra Cunha
Execução de produtos em tecidos tais como as nossas mantas, tapetes, abafadores utilizando a técnica de retalhos, aplicando também em peças para o dia-a-dia, tais como carteiras, porta-moedas, dando assim novas funções a técnicas antigas.   Horário: 15h às 18h(...)
SABER MAIS
Casa do Portinho
A Casa do Portinho dedica-se à fabricação artesanal de peixe fumado e conservas genuínas e inovadoras de vários produtos da pesca, cuja matéria prima é capturada nos Açores de forma sustentável. Assumindo o compromisso de apenas utilizar espécies cujos stocks(...)
SABER MAIS
Maria Fátima Conceição Valadão
Produtora da típica Boina do Corvo, feita à mão com lã, utilizando as técnicas tradicionais, que desde muito nova tomou-lhe o gosto e aprendeu com os mais velhos na sua família, para mais tarde, dar continuidade a esta “arte”, visto(...)
SABER MAIS
Pedro Melo Lindo
É num pequeno espaço, na sua própria habitação, onde fabrica as típicas Fechaduras do Corvo, no centro da Vila do Corvo. As fechaduras de madeira, trabalho este todo feito à mão, “à moda antiga”, como as usadas antigamente nas portas(...)
SABER MAIS
Aida Maria Alferes Nascimento Andrade
Produtora da tradicional Boina do Corvo, feita à mão com lã, utilizando as técnicas tradicionais aprendidas na família. Também produz outros artigos em malha.   Horário:  segunda a sexta-feira: 17h30-19h | sábado e domingo: 13h-19h Morada: Rua da Fonte 9980-021 Corvo(...)
SABER MAIS
Aparas de Madeira by David T.P.
Pequena carpintaria tradicional, no centro da Vila do Corvo, especializada na manufaturação das fechaduras típicas da ilha do Corvo, reaproveitando materiais. Também fabricamos outros objetos em madeira, como souvenirs.   Horário: Todos os dias 9h-18h Morada: Rua da Matriz, 9980-024(...)
SABER MAIS
Raiugarts®️ by Joana Aguiar
Joana Aguiar da Rosa, natural da Ilha Terceira, desde pequena que tem um gosto pelo desenho, pintura e artesanato em geral. Na sua rua, com um lápis e umas folhas, desenhava as casas dos vizinhos. Com apenas 8 anos fez(...)
SABER MAIS
Anabela Santos – Baú d’avó 
A minha atividade incide predominantemente na realização de artigos em rendas executado em linhas finas. Desde muito cedo aprendi, com a minha mãe, a arte de transformar, com recurso a uma agulha, o fio de algodão em peças de crochet.(...)
SABER MAIS
Matéria 47
Produção e venda de objetos de autor em cerâmica, bem como, espaço de formação Desenvolvimento e inovação das técnicas artesanais ligadas ao trabalho com o barro.   Horário Terça a Sábado - 10:00h – 13:00h, 14:00h – 18:00h Morada Rua(...)
SABER MAIS
Diana Silva – Artesanato
Em 2011, fiz o meu primeiro trabalho em madeira de mogno. Logo tomei gosto pela madeira e em 2015 fiz outra tábua entalhada, e em 2016 outra. Em 2015 experimentei a desenhar com tinta-da-china em conchas. Tendo estudado 3 anos(...)
SABER MAIS
Lúcia de Fátima da Rocha Ferreira Linhares
  Jogo de tabuleiro tradicional designado por Marralhinha, executado de forma artesanal em vários tipos de madeira e em diversos modelos.   Horário: Marcação prévia através do nº 963 637 704. Morada: Caminho Velho, 10 - Porto Judeu 9700-368 Angra do(...)
SABER MAIS
LUS by Carolina Moreira
Carolina Moreira, designer de moda, estabelece contacto com a costura desde a sua infância. Começou a dedicar-se a esta arte em 2015, ano em que lançou o seu primeiro projeto na área da moda: SOJA-Handmade Clothing, uma coleção de cerca de 20(...)
SABER MAIS
PALMA
Cory Santo Cristo, nascido no EUA e atualmente fixado nas flores, Cory trabalha em pintura e decoração de azulejos mas com diferentes meios, como aguarelas, esmagamento de flores, etc, aos quais chama de métodos e estilos do passado misturando-os com(...)
SABER MAIS
António Santos – Santos e Tradição
António Santos ao adquirir cerca de 600 moldes com mais de 60 anos ao mestre Arsénio Moniz, de quem foi aprendiz, iniciou a sua atividade de bonecreiro. Mais tarde frequentou diversas formações, dando deste modo continuidade ao trabalho do seu(...)
SABER MAIS
Centro Social e Cultural da Atalhada
O Centro Social e Cultural da Atalhada nasceu em 1997 e assumiu o projeto de “Luta contra a Pobreza” tendo por base a criação de uma rede de ateliers de tempos livres e a criação de uma cooperativa de multisserviços(...)
SABER MAIS
Elga Martin
Elga Martin é professora especializada em artes visuais e tem desenvolvido a arte de modelar e gravar o papel, realizando diversas oficinas artísticas para crianças e exposições com as obras daí advindas. Participou em vários concursos sobre o tema “O(...)
SABER MAIS
Casa Da Mata
Maria Silveira produz trabalhos artesanais utilizando como matéria-prima as fibras vegetais. Cria flores com a espadana, a tabua, o dragoeiro e folha de milho, por vezes tingidas ou na sua cor natural, imprimindo uma marca muito singular nas suas composições,(...)
SABER MAIS
Dinis Batista
Dinis Batista dedica-se ao fabrico de miniaturas etnográficas açorianas, ligadas a várias artes e ofícios tradicionais e à vida rural. Destacam-se as socas, a fiadeira, o lagar, o carro de bois, entre outras, feitas com muita minúcia e mestria.  (...)
SABER MAIS
Olaria Mestre João da Rita
Rui Rodrigues nasceu no seio de uma família de oleiros e, atualmente, não só cria figurado em olaria, sobretudo representações etnográficas de antigos ofícios, como também peças de uso doméstico em miniatura, típicas de Vila Franca do Campo.   Horário:(...)
SABER MAIS
Anne Bruyere
A sua ligação com a natureza e, principalmente, com as plantas conduziu Anne Bruyere a trabalhar, exclusivamente, no fabrico de papel a partir da sua utilização. Produz papéis variados, utilizando, unicamente, fibras vegetais como legumes, folhas de árvores, plantas selvagens,(...)
SABER MAIS
Maria José Damião
Maria José Damião dedica-se à pintura em porcelana de peças decorativas, sobretudo em miniaturas, utilizando motivos florais requintados e repletos de pormenor.   Horário: Só com marcação Morada: Rua de São Gonçalo, Nº84 9500-110 Ponta Delgada (Mapa) Telefones: 296701240/962627353  (...)
SABER MAIS
Casa de Trabalho do Nordeste
A Casa de Trabalho e Proteção à Juventude Feminina do Nordeste foi criada em 1942, com o objetivo de acolher e auxiliar jovens do sexo feminino. Esta Casa dedica-se à produção de tecelagem de repasso e bordados, duas técnicas ligadas,(...)
SABER MAIS
Sandra Ferraz
Sandra Ferraz é uma artesã que desenvolve o seu trabalho em torno dos típicos presépios de lapinha, característicos da ilha de S. Miguel. Esta artesã cria o seu próprio figurado que integra numa panóplia de elementos naturais, como flores, búzios,(...)
SABER MAIS
Casa dos Moinhos do Artesanato
A Casa dos Moinhos do Artesanato é uma casa antiga, com dois moinhos, um de trigo e um de milho, que estiveram em funcionamento até 2008. Atualmente, encontra-se aberta ao público, onde pode vislumbrar uma exposição de peças e utensílios(...)
SABER MAIS
Pele e Osso – Fábio Oliveira
Fábio aprendeu a arte de trabalhar o couro com a mãe. Ao longo dos últimos anos, desenvolveu o interesse e o gosto por esta área, juntando um pouco de irreverência e criatividade, começou a criar peças únicas e originais. Associou-se(...)
SABER MAIS
Adelino Morgado – Queijadas da Vila
A receita das Queijadas da Vila foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, em Vila Franca do Campo. Estas queijadas cujo ingrediente principal é o leite, constituem um dos doces conventuais mais emblemáticos da ilha de S.(...)
SABER MAIS
Randal Gladwin
Randal Gladwin ganhou o gosto pelas ervas aromáticas ainda jovem, quando ainda morava na Bermuda, especializando-se nesta área. Em 2002, já nos Açores, resolveu dedicar-se à plantação de ervas aromáticas e medicinais com métodos tradicionais. As suas plantações são tão(...)
SABER MAIS
Quintal dos Açores
“Quintal dos Açores” é uma pequena empresa familiar, fundada em 1997 por Fernando Sousa e Helena Sousa, que tem prosperado e diversificado os seus produtos, ao longo de quase duas décadas. Com campos de cultivo próprios produzem uma vasta variedade(...)
SABER MAIS
Casa e Objectos
Gabriela Faria é uma jovem artesã empreendedora que abriu a sua loja na cidade da Ribeira Grande, onde pode encontrar os seus únicos e originais Presépios de Lapinha, feitos com cogumelos secos. A artesã também cria pequenos objetos têxteis para(...)
SABER MAIS
Isabel Roque Atelier
Isabel Roque criou o seu atelier em 2008 e, desde então, têm sido muitos os projetos desenvolvidos por esta estilista açoriana. Fez, em 1999-2000, o estágio curricular na empresa Blay-Punt, lojas Cotó/Cotó, em Barcelona Em 2007, desenvolveu um projeto muito(...)
SABER MAIS
Susana Nunes Jorge
Susana Nascimento produz, sobretudo, bijuteria e outras peças decorativas, através da vitrofusão. Explorando as características particulares do vidro como a cor e a transparência, cria pequenas peças através do processo fascinante de assemblagem/transformação do vidro pela ação da temperatura. Também(...)
SABER MAIS
Jeremias Silva Tavares
Jeremias Tavares é um artesão que se dedica à arte de trabalhar o vidro, a vitrofusão, numa vertente mais contemporânea. Desenvolve peças decorativas e utilitárias, destacando-se os candeeiros com diversas formas e tipologias. A bijuteria também faz parte da sua(...)
SABER MAIS
Receita da Vida – Bolos Lêvedos LDA
O bolo lêvedo é um produto artesanal típico das Furnas. Maria da Glória Moniz fundou a Receita da Vida – Bolos Lêvedos, LDA, em 1989. Inicialmente, considerada uma pequena produção, atualmente, com empenho e dedicação, Maria da Glória, desenvolve uma(...)
SABER MAIS
Açor Arte
Jacinta Teixeira dedica-se à tecelagem manual, sobretudo de malha de algodão e lã, em que o padrão utilizado, essencialmente, liso ou às riscas, confere uma enorme simplicidade aos seus produtos artesanais. Atualmente, tem a sua marca registada com o nome(...)
SABER MAIS
António Hilário
António Hilário é um artesão que constrói e restaura todo o tipo de mobiliário com muita mestria. Dedica-se à carpintaria e marcenaria, utilizando vários tipos de madeira.   Horário: Só com marcação. Morada: Estrada Regional – Pico Vermelho, 196, Bretanha(...)
SABER MAIS
Paulo do Vale
Paulo do Vale criou a sua marca em 1999. Sob o nome de “ouro negro dos Açores”, Paulo Vale produz joalharia, conjugando com o basalto o ouro e a prata. O design e a contemporaneidade das suas joias têm merecido(...)
SABER MAIS
Ana Amélia Bairos
Ana Bairos distingue-se, sobretudo, nos seus trabalhos artesanais pelas suas flores feitas em materiais diversos, nomeadamente em cera, escama de peixe e folha de milho. Estas são algumas das matérias-primas que domina com rigor técnico e elevado sentido estético.  (...)
SABER MAIS
João Furtado
João Furtado dedica-se à produção de peças em basalto, relacionadas sobretudo com o universo religioso, produzindo castiçais, bancos para igreja e coroas de Espírito Santo.   Horário: Com marcação Morada: Rua Santa Rosa, Lote 11, Ribeirinha 9600-314 Ribeira Grande (Mapa)(...)
SABER MAIS
Cooperativa Celeiro da Terra
A Cooperativa Celeiro da Terra foi fundada em 1998, no Concelho da Povoação, com o intuito de promover o acesso à formação e integração profissional, apoiar o trabalho de artesãos e produtores locais e a comercialização de produtos artesanais. A(...)
SABER MAIS
Cooperativa de Artesanato e Solidariedade Social Senhora da Paz
A Cooperativa de Artesanato e Solidariedade Social Senhora da Paz foi fundada em 1997, desenvolvendo trabalhos artesanais em diversas áreas, como bordados, escama de peixe, olaria. No entanto, é sobretudo no bordado a ouro que esta cooperativa de artesanato se(...)
SABER MAIS
Fábrica de Cerâmica Vieira
A fábrica de Cerâmica Vieira foi fundada no século XIX, tendo sido a primeira fábrica de cerâmica dos Açores. Esta fábrica produz loiça decorativa e utilitária e azulejos, utilizando processos artesanais, desde a modelagem até à pintura, com desenhos muito(...)
SABER MAIS
Oficina – Museu das Capelas
A Oficina – Museu das Capelas foi fundada em 1998 por Manuel João Melo. Trata-se de um museu etnográfico, onde pode observar uma coleção privada de peças ligadas às Artes e Ofícios tradicionais dos Açores. Nesta Oficina o trabalho ao(...)
SABER MAIS
Maria Olívia Peixoto Leite
Maria Olívia Leite é herdeira da receita de família das famosas “Queijadas da Vila”, que constituem o doce mais emblemático da ilha de São Miguel. Criadas a partir de uma receita secular são umas queijadas macias, suculentas e doces, com(...)
SABER MAIS
Tecelagem O Linho
Maria de Lurdes Lindo, abriu o seu atelier e loja em 1999, onde se dedica à produção da tecelagem e ministra formações. Cria vários trabalhos na técnica tradicional da tecelagem como é o caso das mantas de retalhos, tapetes e(...)
SABER MAIS
A Folha de Milho
Paulo Melo produz trabalhos artesanais utilizando como matéria-prima as folhas que revestem as maçarocas e as barbas do milho, destacando-se sobretudo as bonecas, cuja coleção é de uma enorme variedade de modelos. Na Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Salga,(...)
SABER MAIS
Eduardo Manuel Moreira Borges Câmara
Eduardo Câmara é um artesão multifacetado, que cria peças ligadas ao artesanato religioso-popular açoriano. Para além da produção dos Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Eduardo Câmara também cria o seu próprio figurado em cerâmica para os presépios tradicionais(...)
SABER MAIS
Mário dos Reis Rodrigo, LDA
Mário dos Reis Rodrigo Lda., empresa familiar, dedica-se, há várias décadas, à confeção manual de bordados em tecidos de linho, tendo por objetivo dar continuidade à tradição. Os típicos tons de azul sobre o linho estão na base da sua(...)
SABER MAIS
O Quadradinho
Maria Cristina Borges é uma artesã multifacetada, que trabalha em diversas áreas artesanais, como as escamas de peixe, a cerâmica e a azulejaria quer na vertente tradicional, quer na contemporânea. Na cerâmica produz peças de olaria e outras vidradas a(...)
SABER MAIS
InnOVare-artesanato
Nascida no Porto e residente em São Miguel, a autodidata Ondina Vieira iniciou os trabalhos de bijuteria com pedra vulcânica em 2008. Sendo uma amante de artes manuais,  decidiu utilizar matéria-prima da região nos adornos femininos contemporâneos, criando a marca(...)
SABER MAIS
Cooperativa de Artesanato Terceira Arte, CRL
A Cooperativa 3ª Arte começou a sua atividade a 26 de março de 2012, com o intuito de promover e comercializar o artesanato local. Logo, conseguiu reunir um conjunto de artesãos em áreas tão diversas como a arte de trabalhar(...)
SABER MAIS
Os meus trapos
Adelina Aguiar é uma artesã que se dedica essencialmente ao patchwork, também conhecido, na Ilha da Terceira, como "trabalho louco". Tem a sua loja no Mercado Duque de Bragança, em Angra do Heroísmo, desde 2017, onde poderá encontrar diversos produtos(...)
SABER MAIS
António Mota
António Mota começou a aprender a tocar violão e Viola da Terra. Mais tarde, motivado pela música e pela arte do seu avô, de construir instrumentos de corda, decide aprender, com grande mestria e precisão, dando continuidade à tradição da(...)
SABER MAIS
Narciso Lopes
Narciso Lopes exerce o seu ofício de carpinteiro e marceneiro, há cerca de 40 anos, criando e restaurando diversas peças artesanais, com a utilização de madeiras regionais, tais como a acácia, a criptoméria, cedro-do-Buçaco, o vinhático, o eucalipto, o pinho(...)
SABER MAIS
Aldevina Serpa
Aldevina Serpa é uma artesã que se dedica à produção de bordados, rendas e patchwork. Do seu trabalho artesanal destaca-se o patchwork, mais conhecido, na ilha Terceira, como “trabalho louco”, pela imaginação e perfeição. O seu trabalho distingue-se pela profusão(...)
SABER MAIS
Benditos Pormenores
Madalena Costa criou em 2012 a marca Benditos Pormenores. Esta artesã alia uma consciência ecológica aos diversos materiais utilizados, como cápsulas de café, escamas de peixes, pedras semipreciosas, a uma originalidade avant-garde. Todas as suas peças são únicas e originais.(...)
SABER MAIS
Pastelaria “O Forno”
Ana Costa é a herdeira da famosa pastelaria Lusa, que por várias décadas se manteve como o local de convívio da burguesia, da primeira metade do século XX, numa cidade cosmopolita, como Angra. Nesta pastelaria, toda a doçaria regional é(...)
SABER MAIS
Cooperativa de Artesanato do Ramo Grande do Cabo da Praia
Constituída em 1995, a Cooperativa de Artesanato do Ramo Grande do Cabo da Praia nasceu com o intuito de promover, incentivar e reanimar a produção artesanal, em diversas áreas como a tecelagem, bordados à mão, corte e costura. Destaca-se a(...)
SABER MAIS
Olaria de São Bento
Ricardo Simas é o único representante da olaria tradicional terceirense que deu continuidade a esta oficina ou tenda em S. Bento. Produz diversas peças típicas, nomeadamente o alguidar de alcatra, fazendo despertar o interesse cultural e turístico de uma visita(...)
SABER MAIS
Arte e Ponto Atelier
Mercês Sampaio é uma bordadeira de excelência, que se dedica não só ao típico bordado a branco da ilha Terceira, característico pelos pontos richelieu, ilhós, cheio e caseados, mas também ao bordado a matiz. Sobre o linho borda diversos temas(...)
SABER MAIS
Artesanato Paulo Pereira
Paulo e Lúcia Pereira dedicam-se ao fabrico de miniaturas em madeira, que simbolizam cenas etnográficas, tauromáquicas e infantis. Horário: Atendimento por marcação. Morada: Estrada Regional ao Marco, 20, Feteira 9700-351 Angra do Heroísmo (Mapa) Telefone: 295662864/969569001 Email: [email protected] Site: artesanatopaulopereira.blogspot.com(...)
SABER MAIS
Azulart
Maria Aurélia Rocha fabrica cerâmicas, torneadas na roda de oleiro e pintadas à mão, sendo uma das poucas artesãs a produzir louça típica da ilha Terceira, aliando o tradicional ao contemporâneo. O seu trabalho destaca-se pela coleção de peças ligadas(...)
SABER MAIS
João Pereira & Filhos, LDA
Desde a década de 90, João Pereira & Filhos, LDA dedica-se ao fabrico manual de bordados regionais, um trabalho que requer bastante perícia. Influenciados por várias técnicas, como o ponto richelieu, ilhó, cheio e caseado, apresentam um domínio de saberes(...)
SABER MAIS
Manuel Azevedo
Manuel Azevedo dedica-se ao fabrico de miniaturas etnográficas em madeira. As suas peças representam situações do dia-a-dia e costumes tradicionais antigos, nomeadamente as alfaias agrícolas, o processo de trabalhar a terra e as suas culturas, a matança do porco e(...)
SABER MAIS
A Loja da Margarida
Margarida Neves cria peças variadas para o uso quotidiano em patchwork, mais conhecido como “trabalho louco”, pela imaginação e perfeição. O seu trabalho distingue-se pela profusão de cor e riqueza de tecidos. Na sua loja - A Loja da Margarida(...)
SABER MAIS
Osvaldo Inácio
Osvaldo Inácio produz as suas peças artesanais inspirado na história e nos costumes baleeiros da vila das Lajes do Pico, porque apesar da dimensão regional da atividade baleeira foi na ilha do Pico que o complexo cultural da baleação se(...)
SABER MAIS
Cooperativa Desafios da Montanha
A Cooperativa Desafios da Montanha foi criada em 2009, com o intuito de não só produzir, comercializar e divulgar a atividade tradicional das populações picarotas, em diversos sectores, mas também fomentar a cultura e a inovação do artesanato. A Cooperativa(...)
SABER MAIS
Adega “A Buraca”
Leonardo Silva dedica-se à produção de vinhos, licores, aguardentes, compotas e doces. “A Buraca" é um projeto de enoturismo, onde para além da loja tem uma oficina de tanoeiro, uma tenda de ferreiro, ateliers ligados à palha, à lã e(...)
SABER MAIS
Fernanda Sousa
Fernanda Sousa faz vários tipos de peças em bordado, sobretudo a matiz utilizando temáticas tradicionais como a avenca e contemporâneas, como as paisagens do Pico. Esta artesã também dedica-se à renda, produto artesanal típico das ilhas do Pico e do(...)
SABER MAIS
Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro
Alzira e Conceição Neves fundaram, em 1986, a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro. São diretoras e formadoras da referida escola que tem como função ensinar, divulgar e revitalizar a produção tradicional em áreas distintas do artesanato. A escola-oficina(...)
SABER MAIS
Camilo Costa
As peças de artesanato de Camilo Costa são representativas da sua inspiração que tem pelo mar e pela baleação. Criou um espaço não só de venda dos seus artigos, mas também onde é possível observar todo o processo de produção(...)
SABER MAIS
Abel Gonçalves
Abel Gonçalves cresceu no meio de uma carpintaria familiar, onde, desde tenra idade, via simples troncos de cedro se transformarem em utensílios do dia-a-dia, o que o levou a executar também pequenos trabalhos em madeira. Desde a década de 80(...)
SABER MAIS
Filomena Maria Melo Goulart Cardoso
Filomena Cardoso tem como atividade principal a confeção de rendas, que pela sua grande qualidade estão ao abrigo da marca coletiva Artesanato dos Açores, sendo assim produtos com certificado de origem. Típicas do Pico e do Faial, as rendas constituem(...)
SABER MAIS
Manuel Alves Gonçalves
Manuel Gonçalves dedica a sua atividade artesanal à criação de miniaturas ligadas à história da vila baleeira das Lajes do Pico. Os objetos que executa são feitos a partir dos dentes de cachalote e osso de baleia, de acordo com(...)
SABER MAIS
Picoartes
Os trabalhos artesanais da Picoartes são criados pela artesã Maria Lucília Goulart. Nesta unidade produtiva artesanal, destacam-se as rendas típicas da ilha do Pico, caracterizadas por elementos florais, geométricos e figurativos, que dão origem a diversas peças de utilidade doméstica(...)
SABER MAIS
Pastelaria Aromas & Sabores
Na “Aromas & Sabores”, pode encontrar os mais típicos doces, da autoria desta artesã Vânia Pereira, que durante a sua infância aprendeu a arte da doçaria com a sua avó. As “Queijadas Vila Baleeira”, o “Bolo Baleeiro”, os “Biscoitos de(...)
SABER MAIS
Adufes Rui Silva
Os Adufes Rui Silva nascem em 2013 e são resultado de um extenso trabalho de investigação junto de adufeiras e artesãos tradicionais, nomeadamente de Idanha-a-Nova e do Paúl. Os Adufes Rui Silva aliam a tradição e a inovação de uma(...)
SABER MAIS
Azulejos da Ponta da Ilha
Isabelle Clerc vive no Pico, desde 2017, onde montou uma pequena oficina familiar. Aprendeu em Lisboa algumas técnicas de pintura da tradicional Azulejaria Portuguesa e gosta de trabalhar em pintura figurativa para contar histórias através dos seus azulejos. Inspira-se em(...)
SABER MAIS
Barro & Barro
Maria Johanna Vermazeren dedica-se à conceção de peças cerâmicas, utilizando o barro vermelho ou branco, moldando apenas manualmente ou recorrendo à roda de oleiro, reinterpreta técnicas de combustão ancestrais como o raku, exposição lenta ao fogo intercalada com vidrado ou(...)
SABER MAIS
Panificação Urzelinense
As Espécies, doces típicos da ilha de São Jorge, devem o seu nome à variedade de especiarias que contêm, como erva-doce, canela e pimenta da Jamaica.. A Panificação Urzelinense começou a sua atividade em 1969, passando de geração em geração(...)
SABER MAIS
Dulçores – Panificação e Doçaria, LDA
Sara Marques e Carla Silveira fundaram a Dulçores, em 2010, que se dedica à produção artesanal de doçaria. Com a ideia de levar os produtos tradicionais mais além, esta pequena empresa confeciona uma vasta gama de doçaria, desde a massa(...)
SABER MAIS
Padaria, Pastelaria Maria Alice Sousa
Maria Alice começou a fazer as tradicionais rosquilhas de espécie, típicas de S. Jorge, por volta dos 12 anos, por altura das festas do Espírito Santo. Atualmente tem uma padaria e pastelaria onde fabrica não só vários tipos de doces(...)
SABER MAIS
Paula Azevedo
Paula Azevedo distingue-se, sobretudo, pelos seus produtos feitos em tecelagem tradicional, de retalho e em ponto alto, que é típica da ilha de S. Jorge. Os seus trabalhos são de moda lar e casa, em que o uso das cores(...)
SABER MAIS
Rui César Teixeira
Rui César Teixeira dedica-se à produção de réplicas e maquetes de barcos e botes baleeiros à escala e de peixes em várias madeiras. Este artesão é dos poucos que fabrica os típicos chavões de S. Jorge, que é usado para(...)
SABER MAIS
Atelier de Conservação e restauro de Obras de Arte S.Jorge
Fundado no ano 2000, por David Silva e Odília Teixeira, o Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte S. Jorge tem vindo a realizar diversos trabalhos de Conservação e Restauro nas áreas de pintura de cavalete, escultura policromada,(...)
SABER MAIS
Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação, CRL
A Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação abriu portas em março de 1991 e surgiu, sobretudo, para promover o trabalho de tecelagem de repasso, típico da ilha de São Jorge. Além de poder desfrutar do trabalho ao vivo no tear,(...)
SABER MAIS
Maria Fátima Brasil – Pão e doçaria
Na sua padaria, Maria de Fátima Brasil produz, entre outros produtos artesanais tradicionais, as típicas Espécies de S. Jorge, que pela sua elevada qualidade têm o selo de garantia da marca coletiva Artesanato dos Açores. Crê-se que a origem das(...)
SABER MAIS
Casa de Artesanato da Fajã dos Vimes
A Casa de Artesanato da Fajã dos Vimes, com mais de 30 anos de existência, pertence às irmãs Alzira e Carminda Nunes, que se dedicam à tecelagem de ponto alto. Esta Casa constitui uma referência para o Artesanato não só(...)
SABER MAIS
Eduarda Melo
Eduarda Melo dedica-se à produção de tecelagem, em particular das colchas urdidas em linho ou algodão com desenhos geométricos que estilizam motivos de decoração tradicional. Foi na ilha de São Jorge, a partir do séc. XVI, que se criou as(...)
SABER MAIS
MeuPutu – peça única. tamanho único
Ana Correia dedica-se ao fabrico artesanal de adereços de tamanho único, para homem, senhora e criança, destacando-se as suas golas originais e contemporâneas. MeuPUTU é uma marca com responsabilidades sociais na área ambiental, produzindo as suas etiquetas em cartão reutilizado e(...)
SABER MAIS
Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial
A Cooperativa Agrícola do Faial foi inaugurada em Agosto de 2008 e veio proporcionar excelentes condições ao sector apícola nesta ilha. Designada como Melaria tem como funções a extração, embalagem e rotulagem do mel dos seus apicultores associados. A Cresta,(...)
SABER MAIS
José Pereira-Al-Zéi
José Pereira dedica-se à escultura em pedra de basalto, sobretudo as bombas piroclásticas, nas quais representa a figura humana. Do seu trabalho escultórico destaca-se a coleção basanitas, pequenos rostos em basalto, cuja marca já se encontra registada e que consiste(...)
SABER MAIS
Bolinhas de Sabão
Zenaida Vieira cria peças em biscuit, únicas e diferentes, resultantes da criatividade e do trabalho manual. Na sua loja pode encontrar diversos produtos artesanais ligados ao universo infanto-juvenil e para ocasiões festivas. Horário: De 2ª a 6ª feira, das 9h(...)
SABER MAIS
Queijadas da Graciosa
As Queijadas da Graciosa de Maria de Jesus Félix constituem um produto de fabrico artesanal, considerado o mais típico da Ilha Graciosa. Além das Queijadas, Maria de Jesus Félix reabilitou outros doces típicos da ilha Graciosa, como os Pastéis de(...)
SABER MAIS
Panificação “A Tradição”
Uldemira Santos produz pão e biscoitos, de forma artesanal, utilizando sempre métodos e práticas tradicionais. Na padaria “A Tradição” poderá encontrar diversos tipos de pão, biscoitos, bolos e diversos doces e confeitos típicos da ilha Graciosa, confecionados no tradicional forno(...)
SABER MAIS
Associação dos Artesãos da ilha Graciosa
A Associação dos Artesãos da Ilha Graciosa foi fundada com o intuito de incentivar e desenvolver a produção artesanal do bordado graciosense, para não só destacar o bordado como artesanato regional, mas também enaltecer o papel da mulher graciosense na(...)
SABER MAIS
Maria da Conceição Ramos
Maria da Conceição Ramos produz tecelagem com o reaproveitando de têxteis, de algodão e de lã, imprimindo às peças uma mescla colorida, tão tradicional na tecelagem açoriana. Utilizando a técnica da reciclagem têxtil, a artesã, também dedica-se ao patchwork, sobretudo,(...)
SABER MAIS
Queijaria Pico Redondo
A Queijaria Pico Redondo foi criada em 2006, produzindo, na ocasião, apenas o tradicional queijo fresco e, pouco tempo depois, o queijo curado. Da criação da D. Ilda Henriques, os queijos frescos e curados, de fabrico artesanal, fazem desta queijaria(...)
SABER MAIS
KistersArt
Certon Kisters vive na ilha das Flores desde 2004 e trabalha com diferentes espécies de madeira onde combina, com uma minúcia extraordinária, um repertório de pinturas em miniatura com temas açorianos. Horário: 2ª a sábado das 10h às 12h e 16h(...)
SABER MAIS
Jorge Cravinho
Nascido na ilha das Flores, herdou do seu pai os costumes e saberes da arte da marcenaria. A par dos trabalhos de maior porte, como peças de mobiliário, demonstrou desde dedo, especial interesse por pequenos artefactos, concebendo para tal, brinquedos(...)
SABER MAIS
Açorianices
Autodidata no fabrico de miniaturas, Luís Filipe de Freitas, desenvolveu a sua arte recorrendo a forte experimentação técnica, até atingir a perfeição dos trabalhos que nascem da sua imaginação. O artesão idealizou as práticas necessárias para a construção de miniaturas(...)
SABER MAIS
Artesanato Terra Mar
Tudo começou há quase duas décadas para José Serpa com a construção de instrumentos musicais de corda. Na sua oficina, irá encontrar, entre outros, a famosa Viola da Terra (nas versões micaelense e terceirense), a sua maior produção. Este instrumento,(...)
SABER MAIS
Rosa Mendonça
Na ilha do Corvo, há dois nomes que ganham destaque no artesanato, o de Inês e Rosa Mendonça, mãe e filha. Rosa Mendonça, atualmente, continua a executar as típicas boinas e bonés de lã da ilha do Corvo. As boinas(...)
SABER MAIS
Maria Mendes
Maria Mendes aprendeu com a sua mãe a arte de rendeira, executando desde então peças de renda com variadas tipologias. Os conhecimentos adquiridos na formação “Boinas do Corvo”, realizada pelo CRAA em 2012, deram-lhe ferramentas para passar a confecionar as(...)
SABER MAIS
Ethnic Summer Unipessoal, Lda.
No seu atelier, Carolina Mallada, imprime, em serigrafia, diversos artigos têxteis, como t-shirts, sacos, utilizando ilustrações, da sua autoria, ligadas à flora e fauna típicas dos Açores. Destacam-se as hortências, o cagarro, o golfinho, entre outros. Horário: De 2ª a(...)
SABER MAIS
Carpintaria Perdigão
A Carpintaria Perdigão compreende uma arte de longa tradição familiar, que remonta aos antepassados do seu atual proprietário. Carpinteiros de profissão, que fabricavam de tudo um pouco, sem qualquer tipo de maquinaria, inexistente em tempos remotos. Emanuel Travassos, herdando este(...)
SABER MAIS
Cooperativa de Artesanato de Santa Maria
A Cooperativa de Artesanato de Santa Maria foi constituída em 1989, com o intuito de dinamizar a economia da pequena freguesia de Santo Espírito e não deixar perder as tradições artesanais da ilha de Santa Maria, nas áreas de tecelagem,(...)
SABER MAIS
Aida Bairos
Aida Bairos cresceu a ver o seu pai a fazer trabalhos em vimes, mas foi com a sua vizinha que aprendeu a fazer os cestos de condessa. Contudo, foi há cerca de 29 anos que começou a fazer cestos iguais(...)
SABER MAIS
Salvaterra – Associação para o Desenvolvimento de Solidariedade Social
A Salvaterra – Associação para o Desenvolvimento de Solidariedade Social - foi fundada em 1998, com a intenção de promover não só o desenvolvimento rural e local, mas também o de atividades sociais e culturais, nomeadamente no apoio às famílias,(...)
SABER MAIS
Loja Xacto
Maria José Freitas decidiu criar o seu próprio negócio com a abertura de uma loja de estampagens, brindes e vinil. Após a criação e edição das imagens introduzidas num computador e impressas em vinil, dá-se início ao processo de estampagem(...)
SABER MAIS