Hands on Azores Crafts

Hands on é um projeto de criação de roteiros e experiências artesanais que pretende promover atividades e workshops de curta duração, dando a conhecer as unidades produtivas artesanais dos Açores e pondo o público em contacto direto com saberes e técnicas singulares da identidade regional.

Mais de 100 oficinas de diferentes áreas artesanais dispersas por nove ilhas integram os roteiros. Para encontrar a oficina a visitar basta procurar a sinalética. Se está a organizar a sua viagem, em férias, trabalho ou no âmbito de um evento, seja com um grupo pequeno ou maior, pode escolher uma experiência do Artesanato dos Açores e desfrutar das ilhas desafiando a sua criatividade e aprendendo com artesãos locais técnicas e saberes tradicionais.

Roteiros

TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos
TIPO é um roteiro que  levará os participantes numa viagem que percorrerá alguns dos locais de referência para a actividade tipográfica da ilha, desde aquele, onde a tipografia tradicional ainda é corretamente utilizada até aos de cariz museológico onde o(...)
SABER MAIS
Centro Social e Cultural da Atalhada
O Centro Social e Cultural da Atalhada nasceu em 1997 e assumiu o projeto de “Luta contra a Pobreza” tendo por base a criação de uma rede de ateliers de tempos livres e a criação de uma cooperativa de multisserviços(...)
SABER MAIS
Elga Martin
Elga Martin é professora especializada em artes visuais e tem desenvolvido a arte de modelar e gravar o papel, realizando diversas oficinas artísticas para crianças e exposições com as obras daí advindas. Participou em vários concursos sobre o tema “O(...)
SABER MAIS
Casa Da Mata
Maria Silveira produz trabalhos artesanais utilizando como matéria-prima as fibras vegetais. Cria flores com a espadana, a tabua, o dragoeiro e folha de milho, por vezes tingidas ou na sua cor natural, imprimindo uma marca muito singular nas suas composições,(...)
SABER MAIS
Dinis Batista
Dinis Batista dedica-se ao fabrico de miniaturas etnográficas açorianas, ligadas a várias artes e ofícios tradicionais e à vida rural. Destacam-se as socas, a fiadeira, o lagar, o carro de bois, entre outras, feitas com muita minúcia e mestria.  (...)
SABER MAIS
Rui Rodrigues
Rui Rodrigues nasceu no seio de uma família de oleiros e, atualmente, não só cria figurado em olaria, sobretudo representações etnográficas de antigos ofícios, como também peças de uso doméstico em miniatura, típicas de Vila Franca do Campo.   Horário:(...)
SABER MAIS
Anne Bruyere
A sua ligação com a natureza e, principalmente, com as plantas conduziu Anne Bruyere a trabalhar, exclusivamente, no fabrico de papel a partir da sua utilização. Produz papéis variados, utilizando, unicamente, fibras vegetais como legumes, folhas de árvores, plantas selvagens,(...)
SABER MAIS

Ficheiros