Azores Craft Lab

A
AZORES
CRAFTLAB

É um projeto criado pela Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato.

É a primeira incubadora dos Açores a apoiar projetos e ideias de negócio na área do artesanato, em especial nas áreas da tecelagem, lã, olaria, cerâmica, entre outras. Está situada no centro da cidade de Ponta Delgada num edifício histórico reabilitado, com espaços de trabalho para acolher os empreendedores.

Disponibilizamos espaços totalmente equipados, formação e consultoria à medida, acesso a soluções de financiamento e apoio à comercialização dos produtos e serviços. É um espaço e uma comunidade pensados para desenvolver a sua criatividade e fazer crescer o seu negócio através de um conjunto de serviços completo e condições únicas.

A incubadora AZORES CRAFTLAB é um local criado para acolher empresas/projetos, identificando oportunidades e transformando-as em negócios lucrativos, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar e favorecer o desenvolvimento das mesmas.

SERVIÇOS

INCUBAÇÃO E MENTORING
Oferece um conjunto de serviços de incubação, formação, apoio no acesso a fontes de financiamento, através de parcerias e ainda serviços de mentoring prestados por especialistas que permitem ajudar quem está a começar, tudo num leque adequado de infraestruturas.

COWORK
A AZORES CRAFTLAB oferece uma sala ampla de cowork onde os empreendedores podem partilhar as suas experiencias num espaço de trabalho dinâmico e comum.

PEQUENOS ESCRITÓRIOS
Pensados para receber os empreendedores, criamos os pequenos escritórios que garantem um trabalho mais individualizado e privado para criar o seu projeto.

INCUBAÇÃO VIRTUAL
Incubamos virtualmente empresas e empreendedores, que podem beneficiar de ações de coaching, consultoria de negócios especializada, participação em eventos e atividades complementares.

INSTALAÇÕES
Adaptadas para receber os empreendedores para formações, reuniões e eventos, contamos com sala de reuniões, sala de formação, sala de cowork, copa, lounge e espaço promocional. São espaços ideais que concebemos a pensar nos seus negócios e na comunidade.

 

INCUBADOS

AZORLINHO | Cultura e Transformação do Linho

O Azorlinho é um projeto de Empreendedorismo Social que visa recuperar a cultura e transformação do linho nos Açores e a comercialização de fibras e peças em linho 100% artesanais.

Este projeto pretende contribuir para a construção participativa de comunidades locais, económica, social e culturalmente mais sustentáveis, e aspira tornar-se numa referência nacional de empreendedorismo social, promovendo a inovação, a transmissão intergeracional de conhecimentos e a identidade com o local. O projeto pretende produzir peças artesanais (fibra de linho, fio de linho/estopa, pano de linho, objetos decorativos, bijuteria, vestuário, etc.) e disponibilizar serviços como: formação (qualificação e reconversão de desempregados com baixa taxa de empregabilidade); promoção do envelhecimento ativo (transmissão intergeracional de conhecimentos e experiências no ciclo do linho); investigação (exemplos: criação de uma base de dados associado ao linho nos Açores, caso de estudo em empreendedorismo social – oportunidade de investigação dos impactos sociais e económicos deste projeto, etc.); e museu vivo.

Acompanhe o projeto em www.facebook.com/azorlinho.

01 (2) 01 (3) 01 (4) 01 (5) 01 (6) 01 (7)

 

A Flora Azorica – Saboaria Artesanal nasceu do desejo de aliar a cosmética ao que de melhor a natureza dos Açores tem para oferecer.

Susana Benevides, criadora e promotora da Flora Azorica, começou a fabricar sabão e outros produtos de cosmética há cerca de 8 anos. Integra a guilda internacional Soapmaking Natural Ingredients e no âmbito desta guilda tem tido o privilégio de contatar de perto com as melhores e mais recentes técnicas de saboaria a nível mundial, aprendendo e debatendo com especialistas da área, num processo de formação contínua.

No fabrico artesanal do seu sabão, Susana Benevides privilegia sempre a matéria-prima local fornecida por pequenos produtores, e utiliza-a quer nos ingredientes, quer na sua aromatização ou essência. É desta forma que assegura um sabão de qualidade superior e que se distingue pelos resultados. A sustentabilidade dos produtos é outro dos princípios que regem a Flora Azorica. Toda a produção do sabão é pensada e desenvolvida de forma a não agredir o meio ambiente. Os recursos naturais e todas as matérias primas são utilizados de forma inteligente e as embalagens são feitas de materiais biodegradáveis ou recicláveis, de forma a conservar o sabão, criando o mínimo possível de resíduos. O saber dos seus antepassados está na raiz de muitas das formulações do sabão da Flora Azorica. Susana acredita que a tradição e a cultura devem ser preservadas e partilhadas. Acredita, também, que a Natureza oferece tudo o que necessitamos para nos sentirmos bem e em harmonia com o planeta.

Susana Benevides integra, desde abril de 2018, a Azores Craft Lab – Incubadora de Artesanato dos Açores, com o seu projeto Flora Azorica.

64740349_469672270448888_1345842390342041600_n 64759012_2077227322583043_3052050412472369152_n IMG_6969 IMG_6975 IMG_7062 IMG_7111

 

Marília Hipólito Atelier | Pintura em Cerâmica

O trabalho da artesã Marília Hipólito espelha a ligação entre a sua formação académica – arquitetura – e a tradição açoriana da pintura em cerâmica e azulejos. Marília Hipólito pretende criar e comercializar uma linha de produtos artesanais de excelência que representem a sua identidade criativa na interpretação do meio que a rodeia. O produto que apresenta foge dos parâmetros do traço e das cores tradicionais. Não procura formas associadas a uma realidade direta, mas interpretadas, jogando com a geometria, a mancha, a cor e a linha. Através de uma prática artesanal com tradição nos Açores apresenta uma visão e aplicação inovadoras.

canecas variadas bases individuais 02_conjunto sonia 02 05 09 IMG_20180223_111832

 

ORGANICA | SS19 – Macramé e Capacharia

O projeto revaloriza duas técnicas artesanais, o macramé e a capacharia, na criação de uma coleção de peças de design de moda.

Com base numa experiência metamórfica, a união destas duas artes, com apontamentos de croché, dá corpo a malas.  Na sua composição, o fio de algodão reciclado e a folha de espadana, proveniente de uma planta que cresce nos Açores, são materiais eco sustentáveis, sendo uma premissa da marca a preocupação ambiental.

A capacharia ganha uma função diferente da tradicional e, aliada a um design contemporâneo, potencia o desenvolvimento de peças singulares e originais.

1 4 7 9 10 11

 

Sofia Afonso | Artesanato de Lapinhas e Escama de Peixe

As matérias primas utilizadas pela artesã Sofia Afonso nos seus trabalhos artesanais são maioritariamente recolhidas por si nas praias, encostas e campos da ilha de São Miguel. São conchas, musgos, fragmentos de rocha, escamas de peixe, entre outros elementos que trabalha com minúcia e muita perícia. Sendo as Lapinhas e os trabalhos de Escama de Peixe duas áreas artesanais de grande tradição nos Açores, Sofia Afonso consegue comprovar a versatilidade destas artes, criando peças com características únicas, resultado do seu virtuosismo e da sua capacidade criativa.

IMG_9365 IMG_6314 IMG_6329 IMG_6316 IMG_6336 Untitled-1

ACL-02