en-US
RESIDÊNCIA CRIATIVA
Residência Criativa 2020
A Residência Criativa de Bordado a Matiz, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato teve o objetivo de reinterpretar, refuncionalizar e reposicionar no mercado este bordado. Esta foi a 8ª edição do projeto Residências Criativas, através do qual o CRAA pretendeu incentivar a criação de novos produtos, com uma componente artesanal significativa e diferenciadora, gerando sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e a possibilidade de atingirem novos mercados. Contribuiu, também, para a divulgação de técnicas, materiais e produtos desenvolvidos(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2019
O projeto Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, apostando na troca de saberes e de técnicas entre os artesãos açorianos e Cabo-Verdianos. Esta iniciativa de âmbito regional, desenvolvida em parceria com a GRATER, explorou os recursos endógenos como o vime, a folha de dragoeiro, a espadana, a palhinha e o barro de Santa Maria, porque é(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2018
Esta Residência em particular visou a inovação e o reposicionamento do mercado da tecelagem de S. Jorge, valorizando uma produção artesanal de qualidade e origem certificada, desde o ano 2001 e, como tal, parte integrante de um património cultural a preservar. O CRAA convidou a designer têxtil Paula Caria, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, tendo desenvolvido várias coleções de moda com As Capuchinhas, Cooperativa de Artesanato que se dedica ao trabalho em burel. Paula Caria trabalhou em conjunto com(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2017
Esta residência decorreu na ilha Terceira, e envolveu a participação de 2 unidades produtivas artesanais das artes do embutido e da madeira, nomeadamente Susana Almeida e Francisco Pereira, da designer de produto Susana António e a colaboração da Direção Regional do Ambiente e da Direção Regional dos Recursos Florestais. As Residências Criativas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretendem man­ter vivas as artes e ofícios tradicionais, divulgando as técnicas e os saberes de incalculá­vel valor cultural através de um novo olhar.(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2016
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promoveu de 14 de junho a 12 de agosto a Exposição Residência Criativa 2016, no Museu dos Baleeiros, na ilha do Pico. Esta iniciativa, resulta da 4ª. edição do projeto Residências Criativas, que tem como objetivo a criação de novos produtos, com uma componente artesanal significativa e diferenciadora, criando, através da integração dos produtos numa marca, sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e atingir novos mercados. Na 4º edição da Residência Criativa,(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2015
O CRAA está a promover, em parceria com a Universidade do Minho, a 3.ª edição da Residência Criativa, nas ilhas Terceira e Graciosa, que aborda a temática do bordado a branco, típico daquelas ilhas, com o objetivo de projetar a imagem daquela atividade artesanal. Esta edição pretende criar uma marca e dar visibilidade, nos mercados nacional e internacional, a produtos de vestuário e de lar, para um público que aprecie, não só a excelência, mas também, a cultura e a(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2013
A Residência Criativa 2013 teve como objetivos gerais a criação de uma coleção de peças de artesanato inovadoras, ligadas à tecelagem artesanal, incidindo na área da tecelagem de repasso e trapo. Num formato diferente da 1ªedição, atendendo às especificidades da área artesanal e do público-alvo, para esta edição foram convidadas duas criativas, Joana Dias e Teresa Gameiro, que criaram linhas de produtos ligados à moda e casa-lar, em parceria com a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria. A tecelagem em(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS
Residência Criativa 2012
A grande aposta do CRAA na inovação dos saberes tradicionais foi feita através da 1ª Residência Criativa 2012, na qual se potencializou o artesanato da ilha do Pico através da única escola de artesanato da Região, a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro. Esta residência incidiu, sobretudo, sobre as técnicas da palhinha de trigo e a escama de peixe, com o objetivo maior de revitalizar técnicas em extinção, como também inovar as existentes, aproveitando o saber-fazer dos artesãos locais,(...)
01 Jan - 31 Dez

SABER MAIS