en-US

Outras Artes e Ofícios Não Certificados

Os Açores dispõem de uma riqueza de criações artesanais tanto ligadas a atividades económicas específicas como à arte popular e à imaginação. De facto são inúmeras e variadas as obras de interesse e qualidade produzidas pelos nossos artesãos. No meio de uma diversidade de técnicas e de materiais utilizados, enleva-se a autenticidade com que trabalham e espelham o seu modo de ser e viver.
As artes de trabalhar a pedra, como a cantaria e a escultura, bem como, a arte de trabalhar a madeira, a talha, o marfim ou o osso de baleia são atividades exigentes e bem patentes nas nossas ilhas.
Mais finas e femininas são as técnicas aplicadas ao bordado a ouro, associado essencialmente às principais festividades religiosas dos Açores, ao trabalho de Patchwork, de origem rural e popular, ou às bonecas de pano que reproduzem o trajar típico das gentes açorianas.
Com caráter mais contemporâneo e sem raízes tradicionais encontra-se a produção artesanal do estanho, de acessórios de moda, do vidro termoformado, de peças de joalharia e de vários outros produtos materializados a partir de uma diversidade de materiais naturais ou sintéticos.