en-US

Hands on Santa Maria

ILHA DE SANTA MARIA
Feita de sol, barro e fósseis, Santa Maria é ilha-primeira em generosidade de sabores e costumes, à qual alia um espírito inventivo e moderno, bem patente nas suas iniciativas musicais e culturais.
Roteiro

santa maria
1. Caminhe por Vila do Porto, capital da ilha, junto do Mercado Municipal, e conheça os vimes da Oficina de Artesanato de Aida Bairos, cujas técnica e criatividade dão vida única a esta fibra natural. (Mapa)

2. Ainda no centro de Vila do Porto, a Salvaterra – Associação para o Desenvolvimento de Solidariedade Social promove o espírito cultural e social, assim como workshops de tecelagem, costura, carpintaria, arte de sapateiro, para mencionar alguns. Não deixe de visitar a loja! (Mapa)

3. “Ethnic Summer” é uma marca de todas as estações pela criatividade e sustentabilidade que Carolina Mallarda imprime às suas estampagens de flora e fauna em diversos suportes têxteis. (Mapa)

4. De Vila do Porto, desloque-se até à Almagreira, à Carpintaria Perdigão, e conheça a arte tradicional de trabalhar a madeira, seja para restauro de peças antigas ou para criação de base de mobiliário atual. (Mapa)

5. Continue até chegar à Cooperativa de Artesanato em Santo Espírito, dinamizadora da economia local e revitalizadora de artes tradicionais de tecelagem e doçaria: seja o biscoito de orelha, a cavaca ou o melindre, os sabores são verdadeiramente marienses. (Mapa)

6. Termine o seu périplo no ateliê da ceramista Marina Mendonça, em Santa Bárbara — aqui, o barro tem alma muito própria, feita de humor e criatividade, de tons pastel e formas inesperadas. (Mapa)