Serviço de Orientação – SOCA

As atribuições e competências do Centro Regional de Apoio ao Artesanato convergem na consecução de um objetivo geral e comum, a valorização das Artes e Ofícios Tradicionais dos Açores.

Perseguir este objetivo significa trabalhar incessantemente pela qualificação dos artesãos ao nível dos saberes e das técnicas, pela promoção da qualidade dos produtos, pelo desenvolvimento das microempresas artesanais e pela dignificação do estatuto do artesão e das unidades produtivas artesanais.

Para além do apoio ao desenvolvimento económico, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato tem a responsabilidade de promover o produto artesanal com valor cultural acrescentado, entre a tradição e a inovação através da realização de ações de formação em artesanato e apoiar a qualidade da produção, através da certificação. Nesse sentido, foi criado o Serviço de Orientação Criativa para o Artesanato – SOCA, que será prestado pela designer do CRAA, Sara Schanderl, às quartas- feiras, das 14:30 às 17:00.

O objetivo deste serviço passa pela orientação criativa na produção de artigos artesanais inovadores, diferentes linhas de produção, bem como, no apoio à promoção do produto, no sentido de elevar a qualidade artesanal e divulgar o Artesanato dos Açores.

Salienta-se que o SOCA está, sobretudo, ao dispor dos artesãos e unidades produtivas já registadas.