en-US

Hands on Faial

 ILHA DO FAIAL

Azul de hortênsias, negro de basalto, verde do mar, o Faial encanta tanto pelas suas amplas baías de ondulação suave, como pela História plena de ricos episódios de navegação, aviação e baleação.

Faial

 

Roteiro

1. Chegados à Horta, dirija-se ao mercado Municipal, na Rua Serpa Pinto, e aprecie o trabalho de duas jovens artesãs — Viviana e Vera do Val — na loja “Mimos”. Acessórios de moda, malas, chapéus, carteiras, em fibras vegetais ou tecido, sempre personalizados pela imensa criatividade destas artesãs faialenses. (Mapa)

2. Ande mais um pouco, até à Rua Vasco da Gama, e descubra o significado de MeuPUTU: peças únicas com tamanho único! Estas golas bi-matéria/bi-padrão distinguem-se pela originalidade ímpar e, igualmente, a preocupação ambiental do packaging. (Mapa)

3. Na freguesia de Angústias, ainda na Horta, a Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial especializa-se na produção de mel. Nas duas épocas de cresta (ou colheita de mel), esta Cooperativa recolhe, embala e rotula mel de todos os seus associados, indo o destaque para o mel da flor de incenso (Pittosporum undulatum), de perfume muito delicado. (Mapa)

4. Junto à Praia do Almoxarife, visite a artesã Lina da Silva, conhecida pelos belíssimos trabalhos de bordado de palha de trigo ou de centeio em tule negro — o dourado do fio de palha no fundo escuro e etéreo do tule cria um contraste raro e requintado, presente em peças como vestidos de cerimónia, bolsas, véus ou mantilhas. (Mapa)

5. No Capelo, conheça as expressivas esculturas em pedra de basalto de José Pereira-Al-Zéi, essencialmente a partir de bombas piroclásticas, sendo a coleção basanitas a mais icónica. A proximidade da zona do Vulcão dos Capelinhos (e do seu Centro Interpretativo) empresta maior significado à “linguagem de pedra” deste artesão. (Mapa)

6. Como última visita do dia, visite a Escola de Artesanato do Capelo, localizada numa construção tradicional, que não apenas ensina as artes tradicionais, com destaque para o bordado a palha em tule, como comercializa os trabalhos feitos com miolo de figueira, escama de peixe, folha de milho, conchas, vimes ou basalto. (Mapa)