en-US

Casa de Trabalho do Nordeste

A Casa de Trabalho e Proteção à Juventude Feminina do Nordeste foi criada em 1942, com o objetivo de acolher e auxiliar jovens do sexo feminino.

Esta Casa dedica-se à produção de tecelagem de repasso e bordados, duas técnicas ligadas, sobretudo, à confeção de trajes regionais etnográficos. Produzem trajos completos quer masculinos, quer femininos, em tecelagem de algodão e linho e camisas bordadas a matiz com os característicos tons de azul.

Os seus trabalhos de tecelagem são reconhecidos na ilha de S. Miguel, pela qualidade e rigor técnico com que são produzidos.

A Casa de Trabalho do Nordeste é dos poucos locais, no arquipélago dos Açores, onde pode encontrar meadas de lã de ovelha, de cores suaves, tingidas com plantas locais, que é cardada e fiada pelas mãos sábias das artesãs que aqui trabalham.

Bordados certificados pela marca Artesanato dos Açores.

 

Horário: Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h

Morada: Rua dos Clérigos, 2

9630-000 Nordeste (Mapa)

Telefone: 296480050/296480059

Email: [email protected]

Site: http://www.misericordiadonordeste.com/ /

https://www.facebook.com/MisericordiaDeNordeste

Produtos: Trajos etnográficos para folclore e outros, biscoiteiras, panos de tabuleiro, individuais, bases e outros artigos para o lar em bordado a ponto matiz, colchas, tapetes, cobertores em tecelagem manual.