en-US

TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos

TIPO é um roteiro que  levará os participantes numa viagem que percorrerá alguns dos locais de referência para a actividade tipográfica da ilha, desde aquele, onde a tipografia tradicional ainda é corretamente utilizada até aos de cariz museológico onde o material tipográfico é preservado e apresentado ao público.

 

Empresa Gráfica dos Açores (EGA)

A EGA, apesar de nunca ter trabalhado com tipo­grafia por ser uma gráfica recente, adquiriu e res­taurou parte do espólio da tipografia da Fábrica de Tabaco Micaelense, tipografia essa que servia para imprimir os seus próprios rótulos e embalagens. Assim, a EGA tem em exposição material tipográfico de interesse que pode ser apreciado tanto por clientes, como por visitantes.

Rua Manuel Augusto Amaral 5, Ponta Delgada

Segunda a Sexta

08h30-12h30 13h30-17h30

T: 296 283 063

 

Oficina Museu

A Oficina Museu das Capelas nasceu em 1998 com a ideia de reunir artesãos de diversas áreas num espaço único de criação e venda. Actual men te, apesar de não ter concretizado o projecto de ate lier colectivo, a Oficina Museu é um espaço que procura recriar oficinas, lojas, etc., dos anos 1940. Tendo reunido material de muitas tipogra fias desativadas, tem um rico e diversificado espó­lio tipográfico, entre máquinas, tipos, gravuras, im pressões, etc.

Rua do Loural 56, Capelas.

Segunda a Sexta 8h-12h 13h-17h

T: 296 298 202

 

Tipografia Micaelense

Talvez a oficina com o maior espólio em funcio­namento da ilha de São Miguel, a Micaelense está aberta desde 1957. Os proprietários actuais, Di nis Botelho e Eduardo Furtado estão na casa desde 1996. Dinis Botelho, o mestre tipógrafo, começou em 1974, aos 14 anos, como aprendiz e, desde en­tão, já trabalhou em muitas oficinas tipográficas da ilha. Eduardo Furtado encarrega-se da pré-impres­são e dos acabamentos. A Micaelense ainda trabalha regularmente em tipografia. Imprimem desde 2014 a Agenda da Tipografia e, desde 2016, o calendário da Tipografia Micaelense. Recebem, ainda, residên­cias de artistas, entre outros trabalhos com tipo­grafia tradicional. Com centenas de famílias tipográ­ficas, esta oficina tem 17 cavaletes, uma Heidelberg de pinças A4, uma minerva semi-automática A3, uma minerva de bancada A5 e um prelo de provas.

Rua do Castilho 33 B, Ponta Delgada.

Segunda a Sexta 9h30-17h00

T: 296 284 262

 

Tipografia A Crença

A Tipografia A Crença foi fundada em 1930 em Vila Franca do Campo pelos padres João Melo de Bu lhões e Manuel Ernesto Ferreira, com o princi­pal intuito de imprimir o semanário paroquial com o mesmo nome. Desde 1915 que o jornal era im­presso em Ponta Delgada, na tipografia Aní bal. Em 1986 José Vicente entra n’A Cren­ça como aprendiz dos mestres António Rodrigues e Roberto Ferreira. José Vicente é o actual im­pressor d’A Crença e participou na transição da ti pografia para o offset, tendo chegado a operar uma Lynotype.

Rua Gonçalo Velho Cabral, 38, Vila Franca do Campo

Segunda a Sexta 8h-12h 13h-17h

T: 296 582 196

 

Tipografia Esperança

Situada na cidade de Lagoa, a Esperança tem duas Heidelberg de pinças, no formato A3 e A4, uma mi­nerva de braço que parece de brincar por ser tão pequena e cinco cavaletes com 25 gavetas cheias de caracteres tipográficos. Delmiro Luz é o mes­tre tipógrafo, tendo entrado como aprendiz à mais de 30 anos. Ape sar de actualmente só imprimir em offset, as máquinas tipográficas ainda são usadas para corte e vinco. Em 1966, Altino Moniz Resendes adquire a oficina ao seu primeiro dono, José Leandro. A funcionar à época perto do Porto dos Carneiros, em 1972 a oficina muda-se defini­tivamente para o lugar onde está agora. Até 2001, a Esperança imprimia apenas em tipografia de ca­racteres móveis. Foi também neste ano que morre Altino Resendes e entra João Pacheco, o seu gen­ro e actual proprietário.

Estrada da Relvinha 13, Lagoa

Segunda a Sexta  9h-18h

T: 296 912 290

 

Museu Municipal da Ribeira Grande

Este museu tem um núcleo expositivo dedicado à ti pografia que reúne vinte e sete objectos: uma prensa a motor e uma manual, alguns cavaletes com tipos, uma guilhotina, entre outros. O Museu Municipal da Ribeira Grande incorporou este núcleo expositivo em 2003, no seguimento de doações fei­tas pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Cien­tifico e Tecnológico (CITEC), em Ponta Delgada e pelo Asilo Escola-Agrícola Bernardo Manuel Silveira Estre­la, na Matriz da Ribeira Grande, atualmente um cen­tro de acolhimento conhecido como O Casa.

Rua de São Vicente, Ribeira Grande.

Segunda a Sexta 09h às 17h

T: 296 470 736

 

Museu de Tabaco da Maia

A Fábrica de Tabaco da Maia, considerada uma das mais antigas da ilha, laborou na freguesia da Maia en­tre 1871 e 1988. A fábrica estava organizada por seções, englobava os espaços de cultivo, a secagem e prensagem das folhas de tabaco, zona de manufatura onde se produziam cigarros, cigarrilhas e rapé e a zona da tipografia onde se imprimiam as diferentes embala­gens de tabaco. Pode mos encontrar no museu, entre outras máquinas, uma Heidelberg que veio da Alema­nha para a fábrica em 1950 e uma colecção de gravu­ras de rótulos e embalagens dos maços de tabaco.

Estrada de S. Pedro, Maia.

Segunda a Sexta Monday to Friday 9h30-12h 12h30-17h00

T: 296 442 905

 

Gráfica do Norte

Em 1999 a Gráfica do Norte inicia actividade na rua do Rosário na matriz da cidade de Ribeira Gran de. Começou por funcionar apenas com ti­pogra fia de caracteres móveis, equipada com três miner vas e operada por dois mestres tipógrafos, Edmundo Lopes e Luis Rates. O último tinha sido aprendiz na tipografia da Papelaria Neves. Edmun­do Lo pes, o proprietário, foi aprendiz na tipogra­fia da Instituição «Lar para Jovens» com o mes­tre Eugénio. Co meçou com apenas 9 anos a limpar linhas. A Gráfica do Norte esteve cinco anos no Rosário e em 2004 muda-se para a rua onde actualmente se encontra. Tem cinco cava­letes, que somam cerca de 86 famílias tipográ­ficas. Em 2005, Edmundo adquire uma máquina digital RISO HC 5500 e desde então trabalham so­bretudo com máquinas digitais, embora ainda fa­çam pequenos trabalhos em tipografia de carac­teres móveis.

Rua East Providence 31 A, Ribeira Grande

Segunda a Sexta 08h30 às 17h30

T: 296 474 156

Roteiro WEB-1