en-US

Hands on Flores

ILHA DAS FLORES
Na mais ocidental da Europa, a beleza das paisagens inspira a criatividade dos artesãos que procuram nos materiais tradicionais uma expressão mais atual… fresca como as suas cascatas.

roteiro HANDS ON FLORES port-02

 

Roteiro

1. Mal chegue, ou em qualquer outro dia, pare um pouco no aeroporto de Santa Cruz e conheça as originais miniatures de arquitetura florentina e açoriana do espaço “Açorianices”, cuja perfeição de detalhes encanta. (Mapa)

2. Já no coração da vila, a arquiteta e artista Marília Hipólito recria a cerâmica, dando nova alma e cores infinitas a painéis de azulejo e a canecas, chávenas, conjuntos de chá ou café, bases de mesa, podendo personalizar cada encomenda feita. (Mapa)

3. A seguir, suba a Rua do Pampilhal e admire a riqueza de cores e texturas dos têxteis de Maria da Conceição Ramos — uma tecelã que aproveita trapos, lãs e algodão para recriar tradição e amor. (Mapa)

4. Fique mais um pouco na Rua do Pampilhal e suba até ao ateliê de Jorge Cravinho, recriador de um material tão nobre e tradicional como a madeira: são miniaturas, brinquedos, mobiliário de enorme pormenor e fascínio. (Mapa)

5. Chegados aos Cedros, visite Johanna e Certon Kirsters que, juntando perícia e tradição, partilham connosco a beleza de trabalhos em crochê (brincos, bolsas, cachecóis) e em madeira pintada com temas locais. (Mapa)

6. Na costa sudoeste não imperam apenas as cascatas — chegados ao Lajedo, visite a Cooperativa Terra Mar e conheça o som das cordas retesadas da viola da terra, o bater do tear e o silêncio de quem se inspira em tantos materiais como o miolo da hortênsia, os têxteis ou o osso para criar peças únicas. (Mapa)

7. Ainda na costa do Lajedo, ouça a música da Natureza e dos instrumentos construídos por José Serpa, compositor e artista. A viola da terra é a protagonista deste ateliê, onde pode encontrar outros sons, como o da violira ou da guitarra. (Mapa)

8. Termine este passeio com o sabor inesquecível dos queijos frescos e curados da Queijaria Pico Redondo, na Fajãzinha… e aproveite o que a Natureza tem de sobra para retemperar forças. (Mapa)