en-US

Hands on Terceira

ILHA TERCEIRA
Das rotas das especiarias, ficaram costumes e sabores incomparáveis. Das lutas e invasões, o heroísmo e a vitória. Dos vulcões, os mais belos e verdes prados, as grutas mais assombrosas.

 

Roteiro 1 – Angra do Heroísmo (Centro)

terceira 01
1. Na cidade de Angra, freguesia de Conceição, encontre a tradição de miniaturas — com enfoque na tauromaquia — em madeira pelo artesão Paulo Brasil, assim como peças de utilidade diária. (Mapa)

2. Continue a percorrer Angra, parando agora na loja “Benditos Pormenores” de Madalena Costa: a sua criatividade em bijuteria alia materiais recicláveis, como cápsulas de café ou escamas de peixe, a pedras semipreciosas, resultando num design totalmente original. (Mapa)

3. A linguagem gráfica única de Sílvia Teixeira, designer de moda e artesã, brilha no traje equestre — com projeção nacional e internacional — e na criação de vestuário para diversos eventos e projetos, como o Moda no Museu, as marchas Sanjoaninas, Bruma Project, peças de teatro e residências criativas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato. (Mapa)

4. É tempo de tomar um café acompanhado de uma deliciosa D. Amélia, um careto, um ladrilho ou uma cornucópia, tão típicos da Terceira. Ana Costa e “O Forno” proporcionam doces tradições com mestria e qualidade incomparáveis. (Mapa)

5. Um pouco mais à frente, conheça a arte manual da “Açorbordados” (detentora do selo de certificação Artesanato dos Açores) que, desde 1945, cria peças em puro linho seguindo a tradição do bordado a branco da ilha: naperons, centros de mesa, toalhas ou jogos de cama. (Mapa)

6. Alguns metros depois, a artesã Aldevina Serpa dá corpo ao patchwork com imaginação e muita cor, para além do bordado e da renda. São toalhas, mantas, carteiras, decoração do lar, para mencionar algumas das peças. (Mapa)

7. No Mercado Duque de Bragança, no espaço “Os Meus Trapos” de Adelina Aguiar, pode encontrar excelentes criações de o «trabalho louco», a forma como o patchwork é conhecido na Terceira. (Mapa)

8. Termine o seu passeio a pé por Angra visitando o ateliê e loja de João Pereira & Filhos, Lda. — onde a perícia e beleza dos bordados a branco, a matiz e a cru valeram a esta marca certificação como Artesanato dos Açores e a João Pereira, em 2020, o Prémio CoMTradição pela dedicação ao bordado a branco e percurso exemplar como artesão. (Mapa)

 

Roteiro 2 – Angra do Heroísmo: Feteira a Santa Bárbara

TERCEIRA 02
1. Ao longo das freguesias do município de Angra, e para conhecer um pouco mais dos costumes da ilha, comece pela Feteira e as miniaturas em madeira de Manuel Azevedo: agricultura, tauromaquia, vindimas ou gastronomia estão aqui muito bem representados. (Mapa)

2. Ainda na Feteira, os artesãos Paulo e Lúcia Pereira criam miniaturas em madeira representativas da tauromaquia, momentos etnográficos e peças para jogos infantis, desde o tentadeiro até à casinha de bonecas, passando pelas tradicionais carrocinhas. (Mapa)

3. Como última paragem nesta freguesia, visite “Arte e Ponto”, o ateliê da bordadeira Mercês Sampaio, onde peças como gargantilhas, alfinetes de lapela e uma infinidade de bordados decorativos são criados com a maior minúcia e a qualidade certificada do Artesanato dos Açores. (Mapa)

4. Já na cidade, a “Olaria São Bento” de Ricardo Simas é a única da ilha a preservar a tradição das peças típicas terceirenses recorrendo ao uso do barro vermelho, branco ou preto de Santa Maria— como o alguidar de alcatra, talhões, bilhas; esta é uma marca certificada do Artesanato dos Açores. (Mapa)

5. A 15 minutos de carro, na “Azulart”, pode conhecer o trabalho de Maria Aurélia Rocha, a única artesã que mantém vivos modelos e motivos da louça tradicional terceirense, assim como temas ligados ao culto do Espírito Santo, moldando e pintando à mão belas peças de uso quotidiano. (Mapa)

6. No fim deste percurso, lugar à música: António Mota, em Santa Bárbara, constrói (na senda do que o seu avô lhe ensinou) instrumentos musicais de corda, principalmente a viola da terra, cuja inconfundível sonoridade aqui ecoa todos os dias. (Mapa)

 

Roteiro 3 – Praia da Vitória

terceira 03
1. No concelho de Praia da Vitória, a Cooperativa de Artesanato Ramo Grande do Cabo da Praia dedica-se a várias artes tradicionais, como a tecelagem, o bordado ou a costura: desde os imponentes trajes das festas populares até às bandeiras do Espírito Santo, passando pelas peças de uso diário. (Mapa)

2. Ainda no Cabo da Praia, conheça as tradições do linho e da lã através da tecedeira Lúcia Freitas, cuja experiência contempla tanto peças mais típicas, como tapetes ou vestuário folclórico, quanto peças mais modernas, como sacos, individuais ou mantas. (Mapa)

3. No Mercado Municipal de Praia, a Cooperativa de Artesanato Terceira Arte desenvolve e comercializa trabalhos em escama, patchwork e tecelagem, dando cor e vida a bijuteria, vestuário ou peças decorativas. (Mapa)

4. Termine este passeio na oficina de Narciso Lopes, na freguesia de Quatro Ribeiras, que exerce o ofício de marceneiro e carpinteiro com a mestria de mais de 40 anos. Para além do fabrico de mobiliário e miniaturas, este artesão restaura e constrói por encomenda. (Mapa)