en-US

Hands on São Jorge

ILHA DE SÃO JORGE
Longa, escarpada, verdejante e abençoada por inúmeras fajãs lávicas, esta ilha sobressai no Atlântico pelos seus paladares únicos: o queijo mais famoso, a doçaria mais especial e as vistas mais empolgantes!

 

Roteiro Ribeira do Nabo e Urzelina

Sao Jorge 01
1. O som dos teares permanece bem vivo na Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação, fundada em 1991, na Ribeira do Nabo. Para além da tradicional tecelagem de repasso jorgense (atividade a que pode assistir ao vivo!), presente em muitas e diferentes peças, a renda de agulhas é, reconhecidamente, um trabalho de excelência desta cooperativa, reconhecida e com trabalhos certificados pela marca coletiva Artesanato dos Açores. (Mapa)

2. Na Urzelina, visite o Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte S. Jorge e conheça as diferentes técnicas de recuperação de peças de pintura, madeira ou cerâmica. A moderna técnica de marcação de segurança em obras de arte, por meio de chip, é igualmente aqui realizada. (Mapa)

3. Ainda na Urzelina, prove os sabores especiais da ilha de São Jorge produzidos pela Panificação Urzelinense, com destaque para as requintadas Espécies, cujas especiarias ecoam hábitos centenários, mas sem esquecer os suspiros, confeitos, queijadas várias, bolos variados e o tradicional pão. (Mapa)

4. Como última paragem desta freguesia, o perfume de madeiras do Atelier Rui César Teixeira convida a conhecer as réplicas de peixes, os brinquedos de outrora, maquetas de barcos e botes baleeiros, e os chavões em madeira de cedro ou faia, usados para marcar os bolos de véspera aquando das festividades do Espírito Santo — uma tradição perpetuada pela mestria deste artesão. (Mapa)

 

Roteiro Calheta, Vimes e Topo

sao jorge 02

1. Comece o dia com os sabores da Dulçores, na Calheta, quer seja com a conhecida e saborosa Massa Sovada ou as famosas Espécies: Sara Marques e Carla Silveira dedicam-se à produção artesanal de uma vasta gama de doçaria desde 2010, investindo numa imagem contemporânea e produtos tradicionais. (Mapa)

2. É tempo de conhecer uma das muitas fajãs lávicas de São Jorge — na Fajã dos Vimes, visite a Casa de Artesanato do mesmo nome e deslumbre-se com a beleza e perícia dos trabalhos executados pelas irmãs Alzira e Carminda Nunes, incluindo as belas colchas de cores fortes feitas em teares e seguindo o tradicional ponto alto jorgense, certificadas pela marca coletiva Artesanato dos Açores. (Mapa)

3. Ainda nesta Fajã, o Atelier de Tecelagem Paula Azevedo permite conhecer trabalhos de tear em ponto alto e de retalho expressos em peças de moda e lar como pegas, mantas, panos diversos, individuais, almofadas ou tapetes de cores garridas e apelativas. (Mapa)

4. Vá até ao Topo, percorrendo a dorsal desta ilha, e regale-se com a imensa variedade de pão e doçaria criados por Maria de Fátima Brasil: rosquilhas, esquecidos, charutos, caramelos, massa sovada, biscoitos, bolos de Natal, bolo de véspera e coscorões… sem falar nas especialíssimas Espécies de São Jorge, aqui certificadas pela marca coletiva Artesanato dos Açores. (Mapa)

5. O seu roteiro termina da melhor maneira: com música! Visite a oficina “Violas do Topo”, de Raimundo Leonardes, construtor de Violas da Terra (a muito açoriana Viola dos Dois Corações) e de Violas da Terceira, cada uma com as suas especificidades e os seus sons. Pode também encontrar outros tipos de violas, como as de 12, 15 ou 18 cordas. (Mapa)