en-US
Residência Criativa 2017

01 Jan - 31 Dez

Esta residência decorreu na ilha Terceira, e envolveu a participação de 2 unidades produtivas artesanais das artes do embutido e da madeira, nomeadamente Susana Almeida e Francisco Pereira, da designer de produto Susana António e a colaboração da Direção Regional do Ambiente e da Direção Regional dos Recursos Florestais.

As Residências Criativas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretendem man­ter vivas as artes e ofícios tradicionais, divulgando as técnicas e os saberes de incalculá­vel valor cultural através de um novo olhar.

Numa época em que se fala tanto nos recursos endógenos fez todo o sentido que esta residência se sustentasse na tradição da arte do recorte e do embutido em madeira, já tão pouco difundida no arquipélago e que urge recuperar.

Através da criação de peças de pequena dimensão e recorrendo a madeiras como a criptoméria, a acácia ou faia, revela-se o potencial económico de objetos produzidos com materiais e técnicas típicas da região com recurso com uma estética renovada.

Identidade é e será sempre um motivo para o cruzamento e o diálogo entre disciplinas e o encontro das pessoas e desta partilha nascem peças. Esperamos que a exaltação dos dias criativos se instale para sempre no dia a dia dos artesãos.

IMG_2698 IMG_2706 IMG_2724 IMG_2757 IMG_2858 IMG_2897