en-US
Residência Criativa 2019

01 Jan - 31 Dez

O projeto Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, apostando na troca de saberes e de técnicas entre os artesãos açorianos e Cabo-Verdianos.

Esta iniciativa de âmbito regional, desenvolvida em parceria com a GRATER, explorou os recursos endógenos como o vime, a folha de dragoeiro, a espadana, a palhinha e o barro de Santa Maria, porque é essencial voltar a valorizar as matérias primas locais e a sua utilização no artesanato. Poderá ser invulgar a junção de duas áreas tão diferentes como é a olaria e as fibras vegetais, mas o CRAA quis desafiar os artesãos e os mentores convidados para a inovação.

Foram sete os artesãos que fizeram parte desta Residência. Aida Bairos, Cristina Bairos e Marina Mendonça da ilha de Santa Maria, Bento Silva da ilha de São Miguel, Aurélia Rocha e Manuela Medeiros da ilha Terceira e Luis Lopes da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Assim, sob a orientação de Kathi Stertzig e Álbio Nascimento através da The Home Project Design Studio, surgiram peças de criação conjunta e com um enorme potencial económico produzidos com materiais e técnicas típicas da região com recurso com uma estética renovada.

IMG_7880 IMG_7923 IMG_7933 IMG_7937 IMG_7957 DSCF4145