en-US

Newsletter Maio 2022

Newsletter
 Governo dos Açores abre candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato – SIDART
sidart
O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, abre entre 13 de maio a 7 de junho, o período de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para o corrente ano.

As candidaturas, destinadas a artesãos em nome individual, pessoas coletivas sob qualquer forma ou designação e associações de artesãos, desde que estejam devidamente licenciados e possuam ‘carta de artesão’, devem ser efetuadas exclusivamente online, no sítio do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) na Internet, em www.artesanato.azores.gov.pt.

Os apoios financeiros variam entre um máximo de 20 mil euros e um mínimo de 100 euros, sendo não reembolsáveis, até ao limite de 50% das despesas elegíveis no caso de candidaturas das ilhas de S. Miguel e da Terceira e de 60% nas restantes ilhas do arquipélago.

Desta forma, fica assegurado, para além da dotação orçamental, um contínuo apoio ao artesanato em áreas como a formação, a qualificação e a inovação do produto artesanal, a comercialização, a promoção, bem como investimentos em estruturas e equipamentos de produção das Unidades Produtivas Artesanais.

O Governo dos Açores defende ser necessário promover uma maior democratização dos apoios previstos no SIDART, tendo em vista uma verdadeira afirmação da produção artesanal como um setor dinâmico, inovador e sustentável, que contribui ativamente para a riqueza, diversidade do património cultural e para o desenvolvimento económico dos Açores.

Qualquer esclarecimento adicional relativo ao SIDART, por favor contate o nº 296 30 8000, o email [email protected] ou através da respetiva AJEmCIA da sua ilha.

 

 EXPO AÇORES ARTESANATO nas Festas do Santo Cristo dos Milagres
Feira-Santo-Cristo-2022-Evento-Facebook-02
O Centro de Artesanato e Design dos Açores promove este ano, a Expo Açores Artesanato – Santo Cristo, uma mostra de produtos e empresas artesanais açorianas, integrada nas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de 20 a 23 de maio, na Alameda do Mar.

Esta mostra integra o circuito de mostras de artesanato regionais associadas às festividades de cada ilha, com um projeto de stands construídos com materiais endógenos e uma nova decoração com o objetivo de contribuir para uma melhoria significativa na comercialização dos produtos artesanais da Região e potenciar a circulação de bens e a economia artesanal.

Este ano o certame apresenta produtos artesanais de 48 empresas regionais das ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Terceira que se candidataram ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato (SIDART).

Entre muitas artes e ofícios ali representadas, estarão presentes os tradicionais registos do Senhor Santo Cristo, um produto certificado pela Marca “Artesanato dos Açores”.

O certame estará aberto ao público das 18h00 às 00h00 no dia 20 de maio e das 16h00 às 00h00 nos dias 21, 22 e 23 de maio.

 

 Novo contato telefónico
O Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) informa que o novo contato telefónico para a qual poderá ligar é o 296 30 8000.
Loja-Newsletter-FInal-pt