ILHA DAS FLORES
Na mais ocidental da Europa, a beleza das paisagens inspira a criatividade dos artesãos que procuram nos materiais tradicionais uma expressão mais atual… fresca como as suas cascatas.
Roteiro
1. Mal chegue, ou em qualquer outro dia, pare um pouco no aeroporto de Santa Cruz e conheça as originais miniatures de arquitetura florentina e açoriana do espaço “Açorianices”, cuja perfeição de detalhes encanta. (Mapa)
2. Já no coração da vila, a arquiteta e artista Marília Hipólito recria a cerâmica, dando nova alma e cores infinitas a painéis de azulejo e a canecas, chávenas, conjuntos de chá ou café, bases de mesa, podendo personalizar cada encomenda feita. (Mapa)
3. A seguir, suba a Rua do Pampilhal e admire a riqueza de cores e texturas dos têxteis de Maria da Conceição Ramos — uma tecelã que aproveita trapos, lãs e algodão para recriar tradição e amor. (Mapa)
4. Fique mais um pouco na Rua do Pampilhal e suba até ao ateliê de Jorge Cravinho, recriador de um material tão nobre e tradicional como a madeira: são miniaturas, brinquedos, mobiliário de enorme pormenor e fascínio. (Mapa)
5. Chegados aos Cedros, visite Johanna e Certon Kirsters que, juntando perícia e tradição, partilham connosco a beleza de trabalhos em crochê (brincos, bolsas, cachecóis) e em madeira pintada com temas locais. (Mapa)
6. Na costa sudoeste não imperam apenas as cascatas — chegados ao Lajedo, visite a Cooperativa Terra Mar e conheça o som das cordas retesadas da viola da terra, o bater do tear e o silêncio de quem se inspira em tantos materiais como o miolo da hortênsia, os têxteis ou o osso para criar peças únicas. (Mapa)
7. Ainda na costa do Lajedo, ouça a música da Natureza e dos instrumentos construídos por José Serpa, compositor e artista. A viola da terra é a protagonista deste ateliê, onde pode encontrar outros sons, como o da violira ou da guitarra. (Mapa)
8. Termine este passeio com o sabor inesquecível dos queijos frescos e curados da Queijaria Pico Redondo, na Fajãzinha… e aproveite o que a Natureza tem de sobra para retemperar forças. (Mapa)