en-US

Cerâmica

PT

Cerâmica

Vila Franca, em S. Miguel, e Angra do Heroísmo, na Terceira, são os centros produtores que dão continuidade à olaria tradicional dos Açores. O talhão como importante reservatório de água ou de cereais, a talha ou bilha no transporte de líquidos, o versátil alguidar que se adequa às mais diversas tarefas domésticas, a terrina destinada a ir à mesa com os tradicionais caldos e sopas migadas e a sertã que é utilizada principalmente como grelhador de pão, são as peças emblemáticas dessa produção tradicional.

A indústria cerâmica da Lagoa que se afirma ao longo do século XIX deu início à produção de faiança nos Açores com o fabrico em série de peças pintadas com flores e outros motivos vegetalistas, esmaltadas de branco e apresentadas na forma de serviços de chá, de café, terrinas, pratos e diversos objetos decorativos.

Contribuiu ainda significativamente para a produção da identidade açoriana a partir da representação dos costumes locais na escultura moldada, dando origem às mais diversas figuras em miniatura que viriam a constituir importantes produtos de consumo turístico e fundamentais na constituição do presépio tradicional. Feitas inicialmente em terracota natural, essas pequenas esculturas foram sendo pintadas com cores vivas, de forma a aproximá-las da realidade. O “Casal Micaelense” tornou-se então a representação central da escultura cerâmica da Lagoa.

 

 

EN

Ceramics

Vila Franca, in S. Miguel, and Angra do Heroísmo, in Terceira, are the production centers that continue the traditional pottery of the Azores. The “talhão” as an important reservoir of water or cereals, the “talha” or “bilha” (clay jugs) in the transportation of liquids, the versatile “alguidar” (bowl) that fits the various household chores, the “terrina” (tureen) destined to go to the table with the traditional broths and “sopas migadas” (soup) and the “sertã” that is mainly used as a bread grill, are the emblematic pieces of this traditional production.

The Pottery industry of Lagoa which states itself throughout the 19th century, began producing faience in the Azores with the mass production of painted pieces with flowers and other plant motifs, enameled white and presented as tea sets, coffee sets, bowls, dishes and various decorative objects.

Also contributed significantly to the production of the Azorean identity through the representation of local traditions in the molded sculpture, giving birth to several miniature figurines, that would be important products for tourist consumption and fundamental in the constitution of the traditional “presépio” (Christmas crib). Made initially in natural terracotta, these small sculptures start being painted with bright colors in order to bring them to reality. The “Casal Micaelense” (a traditional couple from the island of S. Miguel) then became the central representation of the pottery sculptures from Lagoa.