O projeto Raízes Pedagógicas é um projeto do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) que visa sobretudo valorizar e divulgar as áreas artesanais mais típicas e representativas dos Açores junto das camadas mais jovens.
Consiste numa série de materiais pedagógicos e ações temáticas diversas que se pretende dinamizar em contextos diversificados e em várias ilhas. Envolve sempre alunos e artesãos numa convivência intergeracional que promove a união pela história, tradição e experiências comuns.
O projeto surgiu da necessidade de perpetuar a cultura popular junto das crianças e jovens que crescem hoje, cada vez mais alheadas deste contexto. Há atualmente uma distância cada vez maior entre gerações, o que tem enfraquecido a transmissão do conhecimento, neste caso, do saber-fazer.
Desta forma, as atividades deste projeto pretendem mostrar, experimentar e recriar esses conteúdos culturais que pertencem à sociedade e que são tão identitários do património regional.
Faça aqui o DOWNLOAD.
Governo Regional promove realização do 1.º Festival Infantojuvenil de Artesanato dos Açores – Raízes
A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promoveu, de 3 a 5 de maio, em Ponta Delgada, a realização do 1.º Festival infantojuvenil de Artesanato dos Açores – Raízes.
Esta iniciativa pioneira, que nasceu do Raízes – Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores, visa sensibilizar o público mais jovem para a importância do saber fazer, pretendendo o CRAA dar a conhecer tanto as técnicas e as matérias primas tradicionais como a experimentação criativa e inovadora de novas formas de fazer, para que também os jovens divulguem as tradições e a herança cultural da sua comunidade.
Nesta primeira edição, o programa do festival, para além da parte comercial, incluiu workshops, espetáculos de música comentados e de teatro de marionetas, com atuações de Rafael Carvalho e dos grupos Teatro Historioscopio, Teatro Marionetas e Associação Alma d’Arame.
O festival teve também uma zona exterior de convívio, onde os mais novos tiveram à sua disposição brinquedos, jogos tradicionais e lanches saudáveis.
Centro Regional de Apoio ao Artesanato e Escola Antero de Quental parceiros no Projeto Raízes
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) e a Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, estabeleceram uma parceria no âmbito do Raízes – Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores, criado com o objetivo de valorizar a cultura popular açoriana junto das crianças e jovens.
Nesse sentido, o CRAA disponibiliza nas suas instalações espaço e equipamento para a realização de atelieres propostos pelos professores do Departamento de Artes Visuais daquele estabelecimento de Ensino.
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato assegura, ainda, a colaboração pontual de artesãos que dominem técnicas ou ofícios mais específicos, promovendo, através da convivência inter-geracional, a transmissão do saber-fazer aos mais novos.
Será também dada aos alunos a oportunidade de exporem ao público os trabalhos resultantes destes ateliês através de duas mostras, uma no espaço promocional da Azores in a Box e outra na Escola Secundária Antero de Quental.
CRAA promove diversos workshops na ilha das Flores no âmbito do projeto Raízes
O Centro Regional de apoio ao Artesanato promoveu durante o ano de 2017 diversos workshops no âmbito do projeto pedagógico Raízes na Escola BS das Flores.
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato, no âmbito do projeto “Raízes Pedagógicas” promoveu ateliês em folha de milho na ilha do Corvo
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato, no âmbito do projeto “Raízes Pedagógicas” promoveu ateliês em folha de milho, na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, envolvendo todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo. Foram cerca de 48 alunos que participaram na elaboração de bonecas de milho orientados pela conceituada artesã do Pico, Conceição Neves. Nos referidos ateliês foi enfatizada a importância de manter as tradições e a identidade cultural através do artesanato, o valor do saber-fazer e a consciência ambiental sobretudo no que concerne à rentabilização dos recursos naturais existentes em cada ilha.
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promoveu um Ateliê de Bordado no Museu da Graciosa ao abrigo do projeto Raízes
O CRAA, em colaboração com o Museu da Graciosa, promoveu uma ação pedagógica sob o tema do Bordado. Da atividade constou uma visita guiada à exposição e um ateliê teórico-prático.
Este ateliê teve como objetivos divulgar e promover o artesanato açoriano, transmitir uma herança cultural, sensibilizar para a importância da valorização e continuidade do artesanato, dar a conhecer a matéria-prima local, valorizar a vertente ecológica e sustentável do trabalho artesanal, potenciar o saber fazer de uma forma lúdica, revestida de descobertas e criações e cooperar no desenvolvimento de uma maior ligação entre o Museu, as instituições escolares do concelho e a comunidade em geral.
A atividade decorreu em outubro de 2016, nas instalações do Museu da Graciosa com a colaboração da artesã Sandra Sousa, onde participou uma turma do 6ªano, da Escola BI da Graciosa.
CENTRO REGIONAL DE APOIO AO ARTESANATO PROMOVE PROJETO “RAÍZES” NA ILHA DE SÃO JORGE
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), organismo dependente da Vice-Presidência do Governo dos Açores, está a promover, até sábado, na ilha de São Jorge, a realização de várias atividades pedagógicas relacionadas com a tecelagem.
Estas atividades estão integradas na iniciativa “Raízes – Projetos Pedagógicos para o Artesanato dos Açores”, que o CRAA desenvolve para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para as questões do artesanato como património cultural imaterial identitário dos Açores.
Esta ação que se realiza em São Jorge resulta de uma parceria com o Museu Carlos Machado e conta com a participação de escolas do 1.º Ciclo e Secundário, das Cooperativas de Artesanato da Senhora da Encarnação e da Fajã dos Vimes e do Museu Francisco Lacerda.
Entre as várias atividades incluídas nesta iniciativa, destacam-se visitas orientadas à exposição temporária de trajes, patente no Museu Francisco Lacerda, a demonstração de técnicas de tecelagem por artesãs locais e a sua experimentação por parte dos participantes, numa perspetiva que visa aliar o tradicional ao artístico.
A anteceder esta iniciativa, o CRAA promoveu uma formação preparatória dirigida aos professores, com o intuito de apreenderem algumas possibilidades técnicas e conceptuais da estruturação do tear manual, transformando-o num objeto artístico e contemporâneo.
Com este conjunto de ações, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato tem como objetivo a valorização e a divulgação de técnicas tradicionais de tecelagem numa perspetiva de continuidade e de exploração de novas hipóteses criativas, transmitindo aos mais novos uma herança cultural e a arte do saber fazer.
CENTRO REGIONAL DE APOIO AO ARTESANATO PROMOVE PROJETO “RAÍZES” NA ILHA DO PICO
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) está a promover, até ao final desta semana, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, diversas atividades no âmbito do projeto “Raízes”.
Esta ação conta com a realização de ateliês pedagógicos e visitas guiadas à exposição de artesanato de Alzira e Conceição Neves, fundadoras da Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro, na ilha do Pico.
As duas artesãs foram recentemente galardoadas com o Prémio CoMtradição, que visa distinguir, divulgar e promover a atuação exemplar de entidades ou artesãos.
As atividades que estão a ser desenvolvidas envolvem alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com o objetivo de os sensibilizar para a relevância do legado cultural que é o artesanato e alertar para a necessidade de não só o preservar como de o transmitir às gerações vindouras.