en-US

Presidente do Governo visitou Expo Açores Artesanato e valorizou talento regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou na sexta-feira a Expo Açores Artesanato, em Ponta Delgada, destacando o “prestígio e dedicação” dos artesãos regionais.

“Há que reconhecer a boa estratégia política do Governo, de promover a procura e adesão a este crescimento. À entrada nas Portas do Mar lembrei-me que o mundo entra por aqui – mas com o nosso artesanato, os Açores expressam-se no mundo”, sustentou o governante.

A III edição da Expo Açores Artesanato decorre até terça-feira no Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

“Estamos a aproveitar o legado e a valorizá-lo e potenciá-lo”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, que esteve acompanhado pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

O certame conta com a participação de 84 Unidades Produtivas Artesanais de oito das nove ilhas do arquipélago – São Miguel, Pico, Faial, Terceira, Graciosa, Flores, Corvo e São Jorge, numa mostra de produtos artesanais que inclui produtos certificados ao abrigo da marca coletiva “Artesanato dos Açores” e também produções de dois artesãos da ilha da Madeira.

O evento é de entrada gratuita.

Além da vertente de promoção e comercialização dos produtos artesanais em exposição, este mercado de Natal dedicado ao Artesanato dos Açores inclui, ainda, a realização de ‘workshops’ diários sobre técnicas para a confeção de Presépios de Lapinha, de ornamentos de Natal em suporte têxtil, em macramé, entre outros, além de animação em formato itinerante pelo espaço.