en-US

Newsletter Setembro 2021

 









Pavilhão dos Açores no NY NOW Digital Market

Esta montra digital, com mais de 300 mil visitantes e a decorrer de 1 de julho a 31 de dezembro, conta com 13 Unidades Produtivas Artesanais dos Açores, permitindo-lhes uma enorme exposição no mercado internacional e a promoção dos seus produtos e marcas junto de novos públicos. Adolfo Mendonça, Carolina Moreira,  Cláudia Borges, Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro,  Fábio Oliveira, Isabel Silva Melo, Leonardes & Filho Lda, Maria João Silveira, Oficina Museu das Capelas,  Romeu Bettencourt,  Sara Schanderl, Silvia Teixeira e Zsombi Keresztes abraçaram este desafio de, durante 6 meses, exporem o seu artesanato no NY Now Digital Market, divulgando, desta forma, os seus produtos junto de um grupo diversificado de revendedores experientes e de compradores especializados em busca de destaques para as suas lojas.







O Pavilhão dos Açores descrito pela NY Now 

Um sentido de lugar é tão evidente no artesanato dos Açores. O património cultural da região é rico e diversificado porque o arquipélago se estende por 9 ilhas. Quer sejam colares de faiança portuguesa ou de palha, guitarras de 12 cordas meticulosamente trabalhadas como móveis ou couro feito à mão, o conjunto de talentos é excelente. De roupas em linho reciclado a joias distintas e decoração para casa. Brincos de formato orgânico em faiança inspirados em ouriços-do-mar e anêmonas. Joias feitas de palha de trigo ou folha de dragoeiro. Colares e brincos de cobre meticulosamente trabalhados com delicadas escamas de peixe. Sapatos com um look de pregas característico. Imagens emolduradas de hortênsias fofas, abundantes nos Açores.









Numa altura em que o contexto pandémico dificulta e muitas vezes impede as formações presenciais, o CADA reinventou o seu projeto formativo Hora do Ofício, adaptando-o a um formato online.

Na página de Facebook e no canal de Youtube do CADA pode rever todos os vídeos tutoriais publicados até agora, orientados por artesãos de todo o Arquipélago que demonstram, passo a passo, a criação de uma peça.