en-US

Governo dos Açores assinala os “Dias Europeus do Artesanato”

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), integra os Dias Europeus do Artesanato, de 27 de março a 2 de abril de 2023.

À semelhança de anos anteriores, o Centro de Artesanato e Design dos Açores integra em 2023 a programação dos Dias Europeus do Artesanato, organizada pelo Institut National des Métiers d’Art, e entre 27 de março e 2 de abril, no âmbito do Projeto Raízes, vai oferecer a cada Centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L.), da Região, o Catálogo Raízes – Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores.

Raízes é um projeto do Centro de Artesanato e Design dos Açores que visa, principalmente, despertar nas crianças e jovens uma maior consciência sobre o significado e importância do Artesanato dos  Açores, enquanto património cultural e identitário da região.

Tem por objetivo sensibilizar crianças e jovens para a importância e para a beleza do fazer com as próprias mãos, desenvolvendo a sua criatividade e inventividade. Pretende-se dar a conhecer tanto a arte do modo de fazer e as matérias primas tradicionais como a experimentação criativa e inovadora de novas formas de fazer.

O projeto Raízes pedagógicas apresenta-se em forma de Kit, que inclui material gráfico e audiovisual, os quais documentam e divulgam vários ofícios artesanais típicos e representativos das ilhas e uma série de propostas artesanais de trabalho concretizáveis em contexto pedagógico.

Faça aqui o DOWNLOAD.