en-US

Governo dos Açores abre candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato

O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, determinou a abertura das candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para o corrente ano.

De acordo com o despacho, já publicado em Jornal Oficial, a fase de candidatura, em curso, decorre até dia 10 de abril de 2023.

Assim, ao abrigo do SIDART, fica assegurado um contínuo apoio ao artesanato em áreas como a formação, a qualificação e a inovação do produto artesanal, a comercialização, a promoção, bem como investimentos em estruturas e equipamentos de produção das Unidades Produtivas Artesanais (UPA).

A dotação orçamental para o ano de 2023 foi fixado em 200 mil euros.

As candidaturas, destinadas a artesãos em nome individual, pessoas coletivas sob qualquer forma ou designação e associações de artesãos, desde que estejam devidamente licenciados e possuam a ‘carta de artesão’, devem ser efetuadas exclusivamente online, no sítio do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) na Internet, em www.artesanato.azores.gov.pt .

O Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, através de um conjunto de medidas que reforçam a qualidade da produção e a competitividade das empresas artesanais dos Açores.