O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destacou na quarta-feira, em Ponta Delgada, a importância da realização da “Expo Açores – Artesanato” no âmbito da retoma da atividade económica, também de grande relevância para as empresas artesanais regionais.
“Este evento representa um marco importante no processo de recuperação económica, assumindo-se como uma plataforma de excelência para a valorização e promoção do artesanato regional, tendo em vista, igualmente, o seu desenvolvimento regional”, evidenciou Duarte Freitas à margem da sessão de abertura da “Expo Açores – Artesanato”, que decorre até 05 de dezembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.
Trata-se da primeira iniciativa presencial pós-pandemia na qual o Governo dos Açores, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores, que sucedeu ao Centro de Artesanato dos Açores, se empenhou.
À fase adicional de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART), exclusivamente para apoiar a participação nesta mostra, que decorreu de 18 a 30 de outubro, os artesãos corresponderam com grande adesão.
“Perante as grandes dificuldades provocadas pela pandemia, decidimos, em boa hora, apoiar não só a participação dos artesãos, como comparticipamos as despesas de viagem, transporte de produtos e alojamento dos artesãos que se deslocaram das outras ilhas para marcarem presença nesta iniciativa”, sublinhou Duarte Freitas.
Por outro lado, o governante reiterou o pagamento, até ao final do ano, de todos os apoios ao abrigo do SIDART, com um adiantamento referente a 2022, para fazer face às dificuldades dos artesãos.
A “Expo Açores Artesanato”, que tem entrada gratuita, contempla 62 expositores, dos quais, oito da área artesanal alimentar certificados pela “Marca Açores”, 15 certificados pela marca “Artesanato dos Açores” e 39 stands com uma diversidade considerável de produtos artesanais, desde o mais tradicional ao contemporâneo e inovador, onde os motivos natalícios ganham especial protagonismo.
O evento prevê a realização de ‘wokshops’, momentos de degustação gastronómica e de um conjunto diversificado de atividades de animação, quer no interior quer no exterior do recinto, tendo como grandes objetivos, a valorização e uma maior visibilidade do artesanato regional, sendo, ainda uma oportunidade para potenciar a venda de produtos.
No âmbito do processo de revitalização do artesanato dos Açores, que deverá traduzir-se num maior dinamismo que possa contribuir ainda mais para o seu crescimento e rentabilidade, a “Expo Açores – Artesanato” irá percorrer todos os concelhos da Região, sendo que em 2022, será lançado o catálogo digital e a promoção e venda do artesanato açoriano nas plataformas digitais.
O certame estará aberto ao público das 14h00às 23h00, nos dias 01 e 04 de dezembro, das 18h00 às 23h00 nos dias 02 e 03 e das 14h00às 21h00 no dia 05 de dezembro.