Ponta Delgada, 15 de abril de 2019
Centro Regional de Apoio ao Artesanato realiza Residência Criativa em Bordado a Matiz
A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a realização de uma Residência Criativa em Bordado a Matiz, entre abril e dezembro, em Ponta Delgada.
Esta Residência é dedicada à inovação e ao reposicionamento de mercado do Bordado a Matiz de São Miguel, tendo como objetivo valorizar esta produção artesanal cuja qualidade e origem estão certificadas desde 1998 – foi o primeiro produto artesanal a ser certificado – e que faz, como tal, parte integrante de um património cultural que deve ser preservado.
O Bordado a Matiz, tradicional da ilha de S. Miguel, remonta à década de 30 do século XX e carateriza-se pelos motivos florais assimétricos que, de certa forma, recriam a ornamentação da faiança oriental, utilizando apenas dois tons de azul.
Esta é a oitava edição do projeto Residências Criativas, através do qual o CRAA pretende incentivar a criação de novos produtos com uma componente artesanal significativa e diferenciadora, gerando sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e a possibilidade de atingirem novos mercados.
A iniciativa contribui também para a divulgação de técnicas, materiais e produtos desenvolvidos por designers e artesãos, numa dinâmica criativa entre saberes tradicionais e design.
Para esta Residência foi convidada a designer de produto Susana António, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, que vai trabalhar com artesãs d’A Fábrica de Bordados Mário dos Reis Rodrigo, da Cooperativa de Artesanato Senhora da Paz, da Casa de Trabalho do Nordeste e com a artesã Maria da Paixão Resendes.
As artesãs e a designer terão a oportunidade de trabalhar em conjunto, desenvolver novas ideias, inovar e criar peças protótipo que depois serão aperfeiçoadas e desenvolvidas em contexto de trabalho, para posterior comercialização.
GaCS/VPGR