Ponta Delgada, 19 de junho de 2019
A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), inaugura sábado, 22 de junho, pelas 15H00, no Museu de Angra do Heroísmo, a exposição “Residência Criativa 2019 – Cerâmica e Fibras Vegetais”.
O projeto “Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais” visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, apostando na troca de saberes e de técnicas entre artesãos dos Açores e de Cabo Verde.
Esta iniciativa de âmbito regional, desenvolvida em parceria com a GRATER, pretende contribuir para o desenvolvimento de projetos de inovação assentes nas artes e ofícios tradicionais mais emblemáticos das nove ilhas açorianas.
O projeto pretende lançar no mercado produtos em que a componente artesanal seja significativa e, através da integração dos produtos na marca Artesanato dos Açores, criar sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e atingir novos mercados para além dos tradicionais.
Esta foi uma residência em que se exploraram recursos endógenos como o vime, a folha de dragoeiro, a espadana, a palhinha e o barro de Santa Maria, numa iniciativa que visa valorizar as matérias primas locais e a sua utilização no artesanato.
Nesse sentido, surgiu o desafio que o CRAA lançou aos artesãos e mentores convidados para uma invulgar ligação de duas áreas tão diferentes, como a olaria e as fibras vegetais.
A Residência contou com sete artesãos, nomeadamente Aida Bairos, Cristina Bairos e Marina Mendonça, de Santa Maria, Bento Silva, de São Miguel, Aurélia Rocha e Manuela Medeiros, da Terceira, e Luís Lopes, da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
Nesta iniciativa, sob a orientação de Kathi Stertzig e Álbio Nascimento, através da The Home Project Design Studio, surgiram peças de criação conjunta e com um enorme potencial económico, produzidas com materiais e técnicas típicas da Região e com recurso com uma estética renovada.
O projeto Craft & Art – Capacitar pela Inovação propõe uma abordagem formativa às atividades artesanais, baseada no desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação, que permitam às unidades produtivas artesanais uma maior diversificação e diferenciação de produtos.
A exposição que será inaugurada sábado no Museu de Angra do Heroísmo estará patente até 28 de julho, podendo ser visitada de terça-feira a domingo e nos feriados, das 10h00 às 17h30.
GaCS/CRAA