DADOS GERAIS
Código: MAC/2.3d/271
Título do Projeto: Cooperação empresarial para o acesso ao mercado exterior e atração de inversões da indústria da moda e confeção da região macaronésia.
Acrónimo: MODAMAC
Eixo 2: Melhorar a competitividade das PME’s
Prioridade PI.3.d: Apoio à capacidade de crescimento das PME nos mercados regionais, nacionais e internacionais e nos processos de inovação
PARTICIPANTES
Beneficiário principal: Cabildo de Gran Canaria (Canárias)
Parceiros FEDER: Cabildo Insular de Tenerife (Canárias); SODEPAL SAU (Cabildo Insular de La Palma – Canárias); AJEM – Associação de Jovens Empresários Madeirenses (Madeira); Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego – Centro de Artesanato e Design dos Açores (Açores); AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira (Açores);
Parceiros de países terceiros: Ministère de Culture du Sénégal (Senegal); Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (Cabo Verde).
RESUMO
O projeto MODAMAC surgiu da necessidade de apoio às empresas do setor têxtil, cuja internacionalização está limitada pelo seu reduzido tamanho e capacidade produtiva. O seu objetivo principal consiste em melhorar a sua competitividade e capacidade de produção, aproveitando as vantagens da abertura ao exterior, ao mesmo tempo que se pretende atrair investimentos para a região que permitam um melhor aproveitamento do potencial produtivo e criativo destes territórios, assim como a diversificação da sua atividade económica. Para eles serão efetuadas atuações de reforço de capacidades de produção e comercialização internacional de empresários, empreendedores e criadores e de reforço dos canais de produção, promoção e distribuição de produtos de moda existentes.
OBJETIVOS E ATIVIDADES
Objetivo geral do projeto: Melhorar a capacidade exportadora e de comercialização das empresas de moda do espaço de cooperação através da criação de condições favoráveis para a cooperação empresarial e o fomento da atração de inversões.
Atividade 1: Preparação
Objetivo específico: Melhorar a capacidade exportadora do setor da moda no espaço de cooperação para incrementar a sua competitividade
Atividade 2.1.1 – Identificação de empresas e empresários do setor da moda para análise e avaliação das capacidades exportadoras
Atividade 2.1.2 – Capacitação e fortalecimento das capacidades de produção e comercialização internacional de empresários, empreendedores e futuros criadores do setor
Objetivo específico: Incrementar a cooperação regional para a comercialização exterior dos produtos do setor da moda
Atividade 2.2.1 – Constituição de um Cluster Macaronésio de Moda como estratégia conjunta para favorecer o desenvolvimento e a competitividade do setor da moda no espaço de cooperação
Atividade 2.2.2 – Programa de assessoramento e apoio individualizado a empresas com potencial exportador
Objetivo específico: Fortalecer os canais de produção, promoção e distribuição de produtos de moda existentes e abrir potenciais vias de distribuição de produtos de moda no mercado exterior
Atividade 2.3.1 – Realização de encontros promocionais de moda para fortalecer a internacionalização das empresas do setor
Atividade 2.3.2 – Realização de prospeções diretas em mercados potenciais para os produtos de moda regionais
Atividade 2.3.3 – Implementar uma estratégia conjunta de internacionalização das produções regionais e da capacidade de atração de inversão na região
Atividade 3 – Coordenação
Atividade 4 – Comunicação
DATAS DE EXECUÇÃO
Início: 01/10/2019
Fim: 30/09/2023
FINANCIAMENTO
Projeto cofinanciado a 85% pela União Europeia (FEDER)
Total: 1.299.540,79€
FEDER: 1.104.609,67€
DADOS GERAIS
Código: MAC/2.3D/057
Título do Projeto: Capacitar pela inovação
Acrónimo: Craft & Art
Eixo 2: Melhorar a competitividade das PME’s
Prioridade PI.3.d: Apoio à capacidade das PME para crescerem nos mercados regionais, nacionais e internacionais, para se envolverem nos processos de inovação
PARTICIPANTES
Beneficiário principal: GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional
Parceiros FEDER: CRAA – Centro Regional de Apoio ao Artesanato; ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores; IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e FEDAC – Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias
Parceiros de países terceiros: CNAD – Centro Nacional de Artesanato e Design
RESUMO
O projeto Craft & Art visa capacitar as pequenas empresas com atividade no artesanato e promover o desenvolvimento de negócios inovadores.
O Craft & Art propõe uma nova abordagem formativa às atividades artesanais, baseada em novas tecnologias e integrando as componentes de produção, empreendedorismo, design e inovação e marketing. Desta forma, o projeto pretende criar condições favoráveis para a manutenção e criação de postos de trabalho, mas também para que os atuais artesãos possam desenvolver competências de empreendedorismo e inovação que lhes possibilitem fazer crescer e diversificar os seus negócios.
Pretende-se também a criação de circuitos de comercialização dos produtos artesanais, com vista a internacionalização das PME’s aderentes.
OBJETIVOS E ATIVIDADES
Objetivo 1: Fomentar a produção de matérias-primas
Atividade 2.1.1 – Fomentar a produção de matérias-primas e rede de contatos
Objetivo 1: Capacitar as PME’s a nível de conhecimentos técnicos, de gestão e marketing empresarial
Atividade 2.2.1 – Capacitar e qualificar as PME’s
Objetivo 1: Afirmar o produto artesanal nos mercados locais e internacionais
Atividade 2.3.1 – Afirmar o produto nos mercados regionais, nacionais e internacionais
PLANO FINANCEIRO
Projeto cofinanciado ao 85% pela União Europeia (FEDER)