Macramé
Execução manual de objetos de uso pessoal (aplicações de vestuário ou bijuterias) ou de artigos de decoração e uso no lar, através da técnica do macramé.
Segundo a bibliografia de referência, “macramé” é uma palavra árabe de origem turca que servia, originalmente, para designar as franjas e as passamanarias, sendo que, por extensão, este termo passou a ser tradicionalmente aplicado a outras obras que são feitas por meio de nós e entrançando os fios. Esta técnica, bastante antiga e apontada como percursora da renda de bilros, tornou-se uma grande especialidade em Génova no século XVI, onde era conhecida como “ponto fixo”. Mais tarde, na segunda metade do século XIX, em plena Era Vitoriana, viria a ter grande expressão no Reino Unido onde conheceu grande desenvolvimento.
Do ponto de vista técnico, e de forma sintetizada, trata-se de uma técnica de atar fios de diversa natureza utilizando diversos tipos de nós, fazendo uso de alguns suportes auxiliares como a almofada, a prancheta ou o gancho, os quais servem para fixar o trabalho à medida que se vai construindo o mesmo.
São Miguel
ANTÓNIO MANUEL BRAGA DA SILVA
9500-787 SÃO JOSÉ
[email protected]
DANIELA FILIPA MARQUES REBOCHO
9500-454 FAJÃ DE BAIXO
[email protected]
Santa Maria
ANA ESMERALDA FERREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA OLIVEIRA DE SOUSA
9580-514 VILA DO PORTO
[email protected]