MAC – Interreg


DADOS GERAIS

Código: MAC/2.3d/271

Título do Projeto: Cooperação empresarial para o acesso ao mercado exterior e atração de inversões da indústria da moda e confeção da região macaronésia.

Acrónimo: MODAMAC

Eixo 2: Melhorar a competitividade das PME’s

Prioridade PI.3.d: Apoio à capacidade de crescimento das PME nos mercados regionais, nacionais e internacionais e nos processos de inovação

PARTICIPANTES

Beneficiário principal: Cabildo de Gran Canaria (Canárias)

Parceiros FEDER: Cabildo Insular de Tenerife (Canárias); SODEPAL SAU (Cabildo Insular de La Palma – Canárias); AJEM – Associação de Jovens Empresários Madeirenses (Madeira); Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego – Centro de Artesanato e Design dos Açores (Açores); AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira (Açores);

Parceiros de países terceiros: Ministère de Culture du Sénégal (Senegal); Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (Cabo Verde).

RESUMO

O projeto MODAMAC surgiu da necessidade de apoio às empresas do setor têxtil, cuja internacionalização está limitada pelo seu reduzido tamanho e capacidade produtiva. O seu objetivo principal consiste em melhorar a sua competitividade e capacidade de produção, aproveitando as vantagens da abertura ao exterior, ao mesmo tempo que se pretende atrair investimentos para a região que permitam um melhor aproveitamento do potencial produtivo e criativo destes territórios, assim como a diversificação da sua atividade económica. Para eles serão efetuadas atuações de reforço de capacidades de produção e comercialização internacional de empresários, empreendedores e criadores e de reforço dos canais de produção, promoção e distribuição de produtos de moda existentes.

OBJETIVOS E ATIVIDADES

Objetivo geral do projeto: Melhorar a capacidade exportadora e de comercialização das empresas de moda do espaço de cooperação através da criação de condições favoráveis para a cooperação empresarial e o fomento da atração de inversões.

Atividade 1: Preparação

Objetivo específico: Melhorar a capacidade exportadora do setor da moda no espaço de cooperação para incrementar a sua competitividade

Atividade 2.1.1 – Identificação de empresas e empresários do setor da moda para análise e avaliação das capacidades exportadoras

Atividade 2.1.2 – Capacitação e fortalecimento das capacidades de produção e comercialização internacional de empresários, empreendedores e futuros criadores do setor

Objetivo específico: Incrementar a cooperação regional para a comercialização exterior dos produtos do setor da moda

Atividade 2.2.1 – Constituição de um Cluster Macaronésio de Moda como estratégia conjunta para favorecer o desenvolvimento e a competitividade do setor da moda no espaço de cooperação

Atividade 2.2.2 – Programa de assessoramento e apoio individualizado a empresas com potencial exportador

Objetivo específico: Fortalecer os canais de produção, promoção e distribuição de produtos de moda existentes e abrir potenciais vias de distribuição de produtos de moda no mercado exterior

Atividade 2.3.1 – Realização de encontros promocionais de moda para fortalecer a internacionalização das empresas do setor

Atividade 2.3.2 – Realização de prospeções diretas em mercados potenciais para os produtos de moda regionais

Atividade 2.3.3 – Implementar uma estratégia conjunta de internacionalização das produções regionais e da capacidade de atração de inversão na região

Atividade 3 – Coordenação

Atividade 4 – Comunicação

 

DATAS DE EXECUÇÃO
Início: 01/10/2019

Fim: 30/09/2023

 

FINANCIAMENTO

Projeto cofinanciado a 85% pela União Europeia (FEDER)

Total: 1.299.540,79€ 

FEDER: 1.104.609,67€

 


 

 

DADOS GERAIS

Código: MAC/2.3D/057

Título do Projeto: Capacitar pela inovação

Acrónimo: Craft & Art

Eixo 2: Melhorar a competitividade das PME’s

Prioridade PI.3.d: Apoio à capacidade das PME para crescerem nos mercados regionais, nacionais e internacionais, para se envolverem nos processos de inovação

 

PARTICIPANTES

Beneficiário principal: GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional

Parceiros FEDER: CRAA – Centro Regional de Apoio ao Artesanato; ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores; IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e FEDAC – Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias

Parceiros de países terceiros: CNAD – Centro Nacional de Artesanato e Design

 

RESUMO

O projeto Craft & Art visa capacitar as pequenas empresas com atividade no artesanato e promover o desenvolvimento de negócios inovadores.
O Craft & Art propõe uma nova abordagem formativa às atividades artesanais, baseada em novas tecnologias e integrando as componentes de produção, empreendedorismo, design e inovação e marketing. Desta forma, o projeto pretende criar condições favoráveis para a manutenção e criação de postos de trabalho, mas também para que os atuais artesãos possam desenvolver competências de empreendedorismo e inovação que lhes possibilitem fazer crescer e diversificar os seus negócios.
Pretende-se também a criação de circuitos de comercialização dos produtos artesanais, com vista a internacionalização das PME’s aderentes.

 

OBJETIVOS E ATIVIDADES

Objetivo 1: Fomentar a produção de matérias-primas

Atividade 2.1.1 – Fomentar a produção de matérias-primas e rede de contatos

Objetivo 1: Capacitar as PME’s a nível de conhecimentos técnicos, de gestão e marketing empresarial

Atividade 2.2.1 – Capacitar e qualificar as PME’s

Objetivo 1: Afirmar o produto artesanal nos mercados locais e internacionais

Atividade 2.3.1 – Afirmar o produto nos mercados regionais, nacionais e internacionais

 

PLANO FINANCEIRO

Projeto cofinanciado ao 85% pela União Europeia (FEDER)