Newsletters | Noticias

Governo Regional aprova 200 mil euros em incentivos ao desenvolvimento do Artesanato dos Açores

13 novembro 2025

Os artesãos e Unidades Produtivas Artesanais (UPAs) dos Açores com candidaturas este ano ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) vão receber um apoio público global de 200 mil euros, conforme recentemente aprovado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

No total, foram aprovadas 150 candidaturas, das quais 71 para comparticipação de investimentos em UPAs, 44 para projetos de qualificação e inovação do produto artesanal, 30 para projetos de investimento na dinamização do setor artesanal e cinco candidaturas para investimentos em formação em artesanato. 

“O SIDART é um sistema de incentivos único no país. Pela sua abrangência e previsibilidade, este sistema tem estimulado, todos os anos, uma série de investimentos não só na defesa e salvaguarda da produção artesanal, mas também na sua promoção, qualificação e inovação”, explica Maria João Carreiro. 

Pela primeira vez, os processos de submissão, tramitação e validação das candidaturas decorreram exclusivamente no portal do Artesanato dos Açores, em artesanato.azores.gov.pt, o que permitiu a simplificação de procedimentos e o acompanhamento por parte dos candidatos de todas as fases da tramitação.