Apesar de tardia a referência à produção local de artefactos em metal, fato que pode imputar-se à inexistência destas matérias-primas no Arquipélago, as origens do ferro forjado remontam à antiguidade, quando as civilizações descobriram a arte de manipular o ferro.
Originalmente, o ferro era moldado à mão, aquecido em fornos primitivos e martelado para criar formas simples. Contudo, foi durante a Idade Média e o Renascimento que o ferro forjado começou a florescer como uma forma de arte distintamente elaborada.
Hoje, o ferro e outros metais continuam na base da serralharia e do design de objetos e equipamentos em metal, permanecendo como um testemunho duradouro da habilidade humana e da criatividade, adaptado às tendências e necessidades modernas.
Ao visitar a Azores in a Box, nas Portas do Mar, poderá encontrar uma diversidade de objetos em metal, elaborados com diferentes técnicas, desde a criação de raiz ao reaproveitamento e reutilização de velhos materiais e desperdício, na exposição que estará acessível ao público a partir de 10 de março do corrente ano até ao final do mês de abril.