Violas da Terra

A Viola da Terra é o instrumento popular mais antigo no Arquipélago dos Açores e terá chegado no Séc. XVI com os primeiros povoadores. O isolamento das ilhas açorianas fruto da descontinuidade geográfica permitiu à Viola da Terra adquirir características diferenciadas de ilha para ilha, tais como: O número de cordas (de arame) e parcelas, a afinação, a técnica de execução e diferenças organológicas - a boca em formato de dois ou três corações, redonda, oval ou lira; o braço raso ou em ressalto e a pá com cravelhal ou leque, diferenças que refletem a singularidade da relação do homem com o objeto na atividade cultural e nas relações sociais-dinâmicas.

O papel que desempenha nas manifestações culturais e sociais deu-lhe uma enorme importância, fazendo parte do dote do noivo e repousando durante o dia sobre a cama embelezando o quarto com os seus motivos embutidos. Os tocadores eram detentores de um estatuto social diferenciador e transmitiam o seu saber de modo informal.

O ensino da Viola da Terra começou por ser integrado no Conservatório Regional de Ponta Delgada em regime de curso livre passando em 2017/18 a ser reconhecida em todas as escolas de Ensino Artístico da Região ao nível do ensino Secundário.

Violas da Terra – Açores, é desde 2024, o primeiro produto artesanal com Indicação Geográfica nos Açores.

Para aceder a toda a documentação e candidaturas, clique aqui.