Esta Residência em particular visou a inovação e o reposicionamento do mercado da tecelagem de S. Jorge, valorizando uma produção artesanal de qualidade e origem certificada, desde o ano 2001 e, como tal, parte integrante de um património cultural a preservar.
O CRAA convidou a designer têxtil Paula Caria, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, tendo desenvolvido várias coleções de moda com As Capuchinhas, Cooperativa de Artesanato que se dedica ao trabalho em burel.
Paula Caria trabalhou em conjunto com as artesãs da Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação, apostando na criação, na qualidade, na diversificação e na diferenciação de alguns produtos mais relevantes da tecelagem açoriana.
É através de projetos como este que se atinge a credibilização das artes e ofícios, enquanto plataforma de afirmação de identidade e cultura, com medidas que melhorem as competências dos artesãos e promovam o desenvolvimento do artesanato regional, sublinhando a importância que devem assumir na dinamização da economia e turismo locais.