Esta residência decorreu na ilha Terceira, e envolveu a participação de 2 unidades produtivas artesanais das artes do embutido e da madeira, nomeadamente Susana Almeida e Francisco Pereira, da designer de produto Susana António e a colaboração da Direção Regional do Ambiente e da Direção Regional dos Recursos Florestais.
As Residências Criativas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretendem manter vivas as artes e ofícios tradicionais, divulgando as técnicas e os saberes de incalculável valor cultural através de um novo olhar.
Numa época em que se fala tanto nos recursos endógenos fez todo o sentido que esta residência se sustentasse na tradição da arte do recorte e do embutido em madeira, já tão pouco difundida no arquipélago e que urge recuperar.
Através da criação de peças de pequena dimensão e recorrendo a madeiras como a criptoméria, a acácia ou faia, revela-se o potencial económico de objetos produzidos com materiais e técnicas típicas da região com recurso com uma estética renovada.
Identidade é e será sempre um motivo para o cruzamento e o diálogo entre disciplinas e o encontro das pessoas e desta partilha nascem peças. Esperamos que a exaltação dos dias criativos se instale para sempre no dia a dia dos artesãos.