imagem em branco

imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
ILHA DO CORVO
ILHA DAS FLORES
ILHA DO FAIAL
ILHA DO PICO
ILHA DE SÃO JORGE
ILHA GRACIOSA
ILHA TERCEIRA
ILHA SÂO MIGUEL
ILHA SANTA MARIA
ILHA DO CORVO ILHA DAS FLORES ILHA DO FAIAL ILHA DO PICO ILHA DE SÃO JORGE ILHA GRACIOSA ILHA TERCEIRA ILHA SÂO MIGUEL ILHA SANTA MARIA
imagem em branco
Projeto Residência Criativa

O projeto “Residência Criativa” promovido e organizado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, constitui mais um projeto de promoção e inovação do artesanato regional, onde se incentiva a criação de novos produtos.

Residência Criativa 2016

(brevemente)

Residência Criativa 2014
Ilhas Terceira e Graciosa

O CRAA está a promover, em parceria com a Universidade do Minho, a 3.ª edição da Residência Criativa, nas ilhas Terceira e Graciosa, que aborda a temática do bordado a branco, típico daquelas ilhas, com o objetivo de projetar a imagem daquela atividade artesanal. Esta edição pretende criar uma marca, criar visibilidade nos mercados nacional e internacional, com linhas de produtos de vestuário e lar de luxo, para um público que aprecia não só a excelência, mas também a cultura e a tradição, implementando uma equipa de gestão, para implementar, gerir e a difundir a marca para sua disseminação no mercado, aumentando a visibilidade do Artesanato dos Açores e dinamizando a economia local.

Residência Criativa 2013
Santa Maria

A Residência Criativa 2013 teve como objetivos gerais a criação de uma coleção de peças de artesanato inovadoras, ligadas à tecelagem artesanal, incidindo na área da tecelagem de repasso e trapo. Num formato diferente da 1ªedição, atendendo às especificidades da área artesanal e do público-alvo, para esta edição foram convidadas duas criativas, Joana Dias e Teresa Gameiro, que criaram linhas de produtos ligados à moda e casa-lar, em parceria com a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria. A tecelagem em Santa Maria tem grande tradição contudo, o produto encontra-se desvalorizado e pretendeu-se, através desta edição da Residência, reativar a tradição com novos valores da estética contemporânea, captando novos nichos de mercado.

Residência Criativa 2012
Ilha do Pico

A grande aposta do CRAA na inovação dos saberes tradicionais foi feita através da 1ª Residência Criativa 2012, na qual se potencializou o artesanato da ilha do Pico através da única escola de artesanato da Região, a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro. Esta residência incidiu sobretudo sobre as técnicas da palhinha de trigo e a escama de peixe, com o objetivo maior de revitalizar técnicas em extinção, como também inovar as existentes, aproveitando o saber-fazer dos artesãos locais, criando-se novas linhas de produtos economicamente viáveis. Foram a concurso e selecionados os 5 melhores projetos artesanais a desenvolver em conjunto com os artesãos, durante 2 meses de estadia na ilha do Pico.

imagem em branco
English Português
imagem em branco
Pesquisa >
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
©2017 - Centro Regional de Apoio ao Artesanato design by ComunicAir Lda.
imagem em branco