imagem em branco

imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
ILHA DO CORVO
ILHA DAS FLORES
ILHA DO FAIAL
ILHA DO PICO
ILHA DE SÃO JORGE
ILHA GRACIOSA
ILHA TERCEIRA
ILHA SÂO MIGUEL
ILHA SANTA MARIA
ILHA DO CORVO ILHA DAS FLORES ILHA DO FAIAL ILHA DO PICO ILHA DE SÃO JORGE ILHA GRACIOSA ILHA TERCEIRA ILHA SÂO MIGUEL ILHA SANTA MARIA
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
CERÂMICA DOS AÇORES
imagem em branco
imagem em branco imagem em branco
imagem em branco

Com esta publicação pretende-se, mais uma vez, promover, divulgar e valorizar as mais antigas e até algumas das mais primitivas técnicas de trabalhar o barro que nos Açores se sublimou nas tradicionais olarias, fábricas de telha, indústrias de faiança e, ainda, em unidades de produção doméstica. É mais uma produção certificada ao abrigo da marca coletiva “Artesanato dos Açores”, registada em livro e integrada numa coleção de carácter histórico, técnico e promocional que o Centro Regional de Apoio ao Artesanato tem vindo a editar desde 1998, abrangendo as mais diversas atividades do artesanato tradicional dos Açores.

O estudo desenvolvido pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato para a certificação da cerâmica dos Açores, concretamente das suas produções mais genuínas em olaria, faiança e figurado, proporcionou o levantamento sistemático desta parte importante do nosso património cultural, institucionalizado e particular, permitindo que seja alvo de posteriores pesquisas, estudos e intervenções técnicas ao reunir uma série de informação dispersa, pouco divulgada, mas preciosa em termos históricos e etnográficos. É, por isso, uma homenagem a todos os etnólogos e estudiosos das mais diversas áreas que souberam preservar estes saberes e técnicas ancestrais, designadamente o Professor Doutor Rui de Sousa Martins, a quem se deve importantes estudos e iniciativas imprescindíveis para a valorização e divulgação do nosso património etnográfico, particularmente no âmbito da cerâmica tradicional de produção açoriana. É de homenagear ainda todos os ceramistas que nos Açores escolheram esta forma de expressar a sua arte, dando assim continuidade à tradição e acrescentando-lhe valor económico e cultural. É de agradecer também a prestimosa colaboração institucional que se manifestou no empenho pessoal dos diretores dos Museus de Santa Maria, de Angra do Heroísmo, da Graciosa e do Pico, do Presidente da Junta de Freguesia dos Altares, da ilha Terceira, bem como dos coordenadores do serviço da então Secretaria Regional da Economia dessas mesmas ilhas e ainda a todos os que se cruzaram connosco neste percurso da história a cerâmica dos Açores e quiseram partilhar um pouco do seu conhecimento, das suas recordações, do seu património.

imagem em branco
imagem em branco
Artesanato dos Açores . Catálogo
imagem em branco
imagem em branco imagem em branco
imagem em branco

Como catálogo do Artesanato dos Açores, esta publicação centra-se na imagem, em grande plano e com brilho, valorizando a peça artesanal como ”obra de arte” firmada e conhecida. Cada capítulo abre com uma imagem do elemento natural que dá origem à matéria-prima de cada tipo de produto artesanal. A parte final do catálogo inclui uma secção dedicada aos contactos dos artesãos, numa listagem organizada por atividades e por ilhas, tornando-se assim um importante instrumento de consulta.

Todo o catálogo, na sua qualidade de publicação promocional, foi organizado para ser visionado com grande simplicidade e elevado impacto visual e estético, em que o texto bilingue assume um papel complementar, de informação breve, acessível e sugestiva. O seu carácter genérico faz dele o nosso principal instrumento de divulgação da cultura artesanal dos Açores.

É uma edição do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, que contou com o empenho e experiência dos seus próprios colaboradores, designadamente o projeto de design gráfico e a produção de textos, da responsabilidade do Arquiteto Rui Almeida e Alexandra Andrade, respetivamente.

imagem em branco
imagem em branco
Bordados dos Açores
imagem em branco
imagem em branco imagem em branco
imagem em branco

A singularidade e a enorme riqueza do Bordado dos Açores constitui motivo para a sua divulgação sistemática e consequente promoção, visto que se trata de um produto com certificação de origem e qualidade desde 1998. Com textos de Alexandra Andrade e design gráfico de José Carlos Silva, este livro mostra-nos alguns exemplares de indubitável valor patrimonial produzidos na Região e que assumem aqui a função de divulgar a história e as técnicas dos três tipos de bordado certificado: o bordado a palha da Ilha do Faial, o bordado a matiz da Ilha de São Miguel e o bordado a branco da Ilha Terceira.  
 
O livro “Bordados dos Açores” foi editado pela primeira vez no ano 2001 conjuntamente com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, tendo sido as posteriores reedições da total responsabilidade do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, o que faz prova da valorização crescente, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista cultural, que o Bordado dos Açores conquistou junto do público, a nível regional e nacional, bem como da importância que lhe tem sido atribuída na qualidade de referência bibliográfica para a investigação nesta área.
 

imagem em branco
imagem em branco 1 / 3 imagem em branco imagem em branco  >  imagem em branco >> imagem em branco imagem em branco
imagem em branco
English Português
imagem em branco
Pesquisa >
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
imagem em branco
©2017 - Centro Regional de Apoio ao Artesanato design by ComunicAir Lda.
imagem em branco