en-US

Registos do Senhor

Este registo histórico e bibliográfico contribui inquestionavelmente para o conhecimento e para a valorização desta produção artesanal que tem a sua origem na ilha de S. Miguel, onde nasceu o culto do Santo Cristo, ainda em princípios do século XVII. Daí o valor científico, técnico e promocional desta publicação do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, ao qual se associa uma imagem gráfica moderna e apelativa e, sobretudo, muito feminina, da autoria de Joana Dias, em homenagem às artesãs que constituem a esmagadora maioria daqueles que se dedicam a esta atividade.

O enquadramento histórico é-nos apresentado com o maior rigor científico por José Teixeira Dias, reconhecido estudioso da etnografia local que muito tem contribuído para a valorização do nosso património cultural, com a prestimosa colaboração técnica da artesã de reconhecida competência na área, Maria da Graça Moniz Pereira.

Os exemplares que ilustram e documentam esta edição e que pertencem a coleções particulares apresentam características próprias que fazem deles obras singulares, mas têm em comum um carácter sagrado e decorativo, bem como um trabalho técnico minucioso e criativo.