en-US

Newsletter Maio 2021

Rendas dos Açores – Álbum de Motivos Têxteis

A mais recente publicação do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), Rendas dos Açores – Álbum de Motivos Têxteis, é uma recolha, em jeito de coleção, com cerca de 300 exemplares de amostras de renda reunidos ao longo de 20 anos pela rendeira Maria Jesus Machado Matos. Este livro é um álbum de croché artístico que ilustra bem os pontos e os motivos mais tradicionais das Rendas das ilhas do Pico e do Faial, produto de origem e qualidade certificada pela marca “Artesanato dos Açores”. A boa resolução das suas imagens, permitindo a reprodução das amostras, desperta o interesse de quem faz renda, mas também a sensibilidade estética de quem aprecia a beleza desta arte.

Rendas dos Açores – Álbum de Motivos Têxteis está disponível para venda na Loja Azores in a Box.

Especial Azores in a Box – Rendas (exposição e venda)

Durante o mês de maio a Loja Azores in a Box mantém a exposição de parte da coleção de Maria de Jesus Matos, exímia rendeira da ilha do Pico, que reuniu ao longo de 20 anos cerca de 300 exemplares de amostras de rendas divulgadas agora na publicação Rendas dos Açores – Álbum de Motivos Têxteis. Continua também na Loja o destaque para as Rendas como o produto artesanal de eleição do mês de maio, estando expostas para venda admiráveis peças de reconhecido valor artístico, com destaque para as rendas da Escola de Artesanato de Santo Amaro, da casa de rendas de Arménio Goulart, em São Mateus do Pico, e da própria rendeira picoense Maria de Jesus Matos.

As rendas das ilhas do Pico e do Faial são um produto artesanal certificado com o selo da marca coletiva Artesanato dos Açores.

Hora do Ofício Online 

Numa altura em que o contexto pandémico dificulta e muitas vezes impede as formações presenciais, o CRAA reinventou o seu projeto formativo Hora do Ofício, adaptando-o a um formato online.  

Na página de Facebook e no canal de Youtube do CRAA pode rever todos os vídeos tutoriais publicados até agora, orientados por artesãos de todo o arquipélago que demonstram, passo a passo, a criação de uma peça.  Pode, ainda, ir acompanhando o lançamento de novas sessões da Hora do Ofício Online.

Este mês lançamos o vídeo tutorial da escultora e artesã Catarina Alves, que ensina os mais novos a fazer um Caça Sonhos, sensibilizando-os, ao mesmo tempo, para a importância da reciclagem de materiais.

Lançamento do Vídeo Tutorial Infantil de Caça Sonhos
Artesã: Catarina Alves
Data: 5 de maio
Hora: 10h00

Oficina de Bordado a Ouro – Terceira
Artesã: Orlandina Brum
Data: 17 a 21 de maio
Local: Cooperariva do Ramo Grande do Cabo da Praia
Gratuito
Inscrições (até 14 de maio): 295 215 135 / [email protected]

Oficina de Utensílios de Cozinha em Madeira – São Miguel
Artesão: Zsombi Keresztes
Data: 17 a 21 de maio
Local: Centro Regional de Apoio ao Artesanato
Gratuito
Inscrições (até 14 de maio): [email protected] / 296 309 100

Oficina de Cerâmica e Fibras Vegetais – Santa Maria
Artesãs: Aida Bairos e Marina Mendonça
Data: 24 de maio a 21 de junho
Locais: Ateliês de ambas as artesãs
Gratuito
Inscrições (até 21 de maio): 296 882 447 / [email protected] 

Oficina de Pintura de Azulejo – Pico
Artesã: Isabelle Clerc
Data: 28 de maio a 4 de junho
Local: Casa do Povo da Piedade
Gratuito
Inscrições (até 27 de maio): 292 679 840(6) / [email protected]

Oficina de Patchwork – Graciosa
Artesã: Patrícia Silva
Data: 31 de maio a 11 de junho
Local: Centro Cultural da Ilha Graciosa
Gratuito
Inscrições (até 28 de maio): 295 712 711 / [email protected]

Maria de Jesus Machado Matos

Maria Jesus Machado Matos aprendeu a fazer renda com a sua mãe, Balbina da Costa Machado, e a sua avó, Olímpia Jacinta da Costa, rendeiras cuja especialidade era a confeção das “Rosas de Margaridas”.

Aos seis anos de idade começou por aprender “o cordão” e aos nove fazia já “as irlandas” para os trabalhos que encomendavam à mãe. Aos doze anos, terminada a sua escolaridade, começou a fazer os seus primeiros trabalhos de renda para fora. Maria Jesus Machado Matos é hoje uma rendeira reconhecida e com os seus trabalhos certificados pela marca coletiva Artesanato dos Açores.

Recolheu nos últimos 20 anos centenas de amostras de rendas que deram origem à mais recente publicação do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, Rendas dos Açores – Álbum de Motivos Têxteis.