en-US

Newsletter julho 2022

Newsletter

JULHO 2022

Em julho, o Governo dos Açores, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), continuará a promover as mostras Expo Açores Artesanato, um circuito associado às principais festividades de Verão na Região, que constitui uma plataforma fundamental para a divulgação e comercialização dos produtos das unidades produtivas artesanais açorianas.

Expo Açores Artesanato – Semana Cultural das Velas

Expo-Açores-Semana-Cultural-das-Velas-2022-Evento-Facebook

De 6 a 10 de julho, São Jorge recebe pela primeira vez a Expo Açores Artesanato – Semana Cultural das Velas. Nesta primeira edição, vão estar presentes nove unidades produtivas artesanais locais e uma da Ilha do Pico. Da riquíssima tecelagem certificada de São Jorge às famosas e também certificadas espécies, passando por doçaria variada, artigos de renda, macramé, bordados, bijuteria, escultura em pedra e o scrimshaw vindo do Pico, esta é uma mostra a não perder.

Exceto no dia da sua inauguração, a 6 de julho, que está anunciada para as 20h45, este certame poderá ser visitado todos os dias, entre as 19h30 e as 23h00, na tenda da Avenida da Conceição.

Expo Açores Artesanato – Festas da Praia

Expo Açores Praia da Vitória 2022 Evento Facebook

A Expo Açores Artesanato – Festas da Praia decorrerá de 29 de julho a 7 de agosto. Irão estar em exposição trabalhos de vinte e cinco unidades produtivas artesanais da Terceira e uma do Faial, numa mostra de produtos de áreas artesanais tão variadas como os bordados, certificados com a marca Artesanato dos Açores, artigos de renda, artigos têxteis para o lar, tecelagem, acessórios de vestuário, artigos em pele, artigos em materiais sintéticos, miniaturas em madeira, bijuteria, embutidos em madeira, brinquedos, bonecos de pano, vestuário e cerâmica.

O certame estará instalado numa tenda montada na Marina da Praia da Vitória e poderá ser visitado nos seguintes horários:

29 de julho das 13H00 às 00H00

Dias Úteis das 19H00 às 00H00

Sábados e Domingos das 17H00 às 00H00

Isabel Silva Melo distinguida com Menção Honrosa na FIA 2022

IMG_0032 news

A artesã micaelense Isabel Silva Melo viu a sua peça “A Lagoa de Arquimedes” ser distinguida com uma Menção Honrosa no “Prémio Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo” da Feira Internacional do Artesanato de Lisboa (FIA Lisboa), na qual participou.

Isabel Silva Melo, venceu em 2020 o Prémio Nacional de Artesanato na categoria de Empreendedorismo e Novos Talentos, com a sua cerâmica figurativa, inspirada nos costumes, na cultura e nas tradições dos Açores e em questões de ordem política e social. A artesã distingue-se, também, pelo seu trabalho de bijuteria em escamas de peixe. Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Isabel Silva Melo tem as suas peças certificadas com a marca “Artesanato dos Açores”.

Os Concursos de Artesanato da FIA Lisboa, que decorreu de 25 de junho a 3 de julho no Parque das Nações, têm como missão valorizar e estimular a produção artesanal portuguesa.