en-US

Governo Regional reforça para 288 mil euros apoio ao desenvolvimento do artesanato dos Açores

Ponta Delgada, 20 de Julho de 2020

O Governo Regional, através da Vice-Presidência, decidiu reforçar para 288 mil euros a dotação disponível para a aprovação de candidaturas no âmbito do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART).

Este reforço da dotação disponível para 2020 tem como objetivo apoiar as Unidades Produtivas Artesanais (UPA) na conjuntura económica atual devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19.

Com esta medida, cujo despacho está publicado em Jornal Oficial, o Executivo pretende aprovar 139 candidaturas, que vão desde projetos na área da formação até projetos de investimento nas Unidades Produtivas Artesanais.

Neste sentido, e tendo em conta o número elevado de candidaturas, o Governo dos Açores manifesta intenção de aprovar todas as candidaturas consideradas elegíveis, fomentando assim a dinâmica na promoção e revitalização do artesanato regional, com fortes contributos para a criação de riqueza, rendimentos e o incremento de postos de trabalho.

Para o Executivo, as empresas de artesanato são fundamentais no contexto da economia da Região, contribuindo ativamente para a riqueza e diversidade do seu património cultural e, por isso também, reforça ainda mais o seu apoio com vista a garantir a sustentabilidade e, em consequência, a manutenção do emprego no setor.

O SIDART visa promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal no âmbito da economia regional, através de um conjunto de medidas que reforçam a qualidade da produção e a competitividade das empresas de artesanato dos Açores.

Deste modo, o incentivo à manutenção de práticas artesanais de reconhecido interesse cultural e económico é considerado essencial para o Governo dos Açores, uma vez que estas cooperam de forma significativa para a notoriedade da Região, bem como enriquecem o património etnográfico e consolidam a diversidade cultural enquanto polo de atratividade turística.

Para mais informações deve ser contatado o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), através do endereço eletrónico http://www.artesanato.azores.gov.pt ou do email [email protected].

GaCS/SB