en-US

Governo dos Açores promove Residência Criativa para inovação no artesanato

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) e em parceria com a Grater, promove até 5 de novembro, na ilha Terceira, a realização da primeira fase de uma Residência Criativa sobre embutidos em madeira, no âmbito do projeto ‘Craft & Arts’, que decorre até dezembro.

O projeto ‘Craft & Art – Capacitar pela Inovação’, propõe uma abordagem formativa às atividades artesanais, baseada no desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação, que permitam às empresas artesanais uma maior diversificação e diferenciação de produtos.

Esta iniciativa, de âmbito regional, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de projetos de inovação assentes nas artes e ofícios tradicionais mais emblemáticos dos Açores.

Nesse sentido, esta Residência Criativa, que decorre nas oficinas dos artesãos e nas instalações da Grater, visa promover a criação de produtos artesanais diferenciados, baseados num recurso endógeno transversal a todas as ilhas, a madeira, potenciando uma maior notoriedade e, consequentemente, uma maior valorização e mais oportunidades de negócio, através da conquista de novos mercados para além dos tradicionais.

As criações resultantes desta Residência terão, posteriormente, uma fase de desenvolvimento e produção, estando disponíveis a partir de dezembro, contribuindo assim para dinamizar este setor.

A Residência Criativa sobre embutidos em madeira conta com uma equipa multidisciplinar constituída por duas unidades produtivas artesanais das artes do embutido e da madeira, a designer de produto Susana António e, ainda, com a colaboração das direções regionais dos Recursos Florestais e do Ambiente.

GaCS/OG