en-US

Governo dos Açores promove ação “Empreendo o Meu Negócio” em Ponta Delgada

Ponta Delgada, 10 de Maio de 2019

Governo dos Açores promove ação “Empreendo o Meu Negócio” em Ponta Delgada

A Vice-Presidência do Governo, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, promove, de 13 maio a 18 de junho, a realização da primeira ação do projeto “Empreendo o Meu Negócio” de 2019, que decorrerá nas instalações da CRESAÇOR, em Ponta Delgada.

A ação tem uma carga horária de 85 horas e contempla as várias etapas para a concretização de uma ideia de negócio, desde o seu surgimento, ao autodiagnóstico do perfil de empreendedor e ao desenvolvimento das principais competências e atitudes do empreendedor em domínios relativos à gestão de um negócio.

A primeira fase de formação é assente numa vertente essencialmente prática, a que se segue uma segunda fase, de apoio à implementação do negócio, com um horizonte temporal até seis meses, e uma terceira fase, de apoio ao seu acompanhamento, com um horizonte temporal até 12 meses.

Tendo por objetivo promover a criação efetiva de empresas no seguimento da frequência da formação inserida no âmbito desta iniciativa, é atribuído o prémio “Empreendo o Meu Negócio”, no valor de 3.500 euros, às cinco melhores candidaturas a apresentar em cada ação deste projeto e cujos promotores concretizem os seus projetos de criação de empresas.

O “Empreendo o meu Negócio” destina-se a indivíduos desempregados, com escolaridade mínima obrigatória, inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego, podendo ser extensível a alunos universitários de cursos de licenciatura, mestrado ou doutoramento que pretendam levar por diante a criação de uma empresa.

Podem também candidatar-se jovens com interesse em desenvolver uma atividade económica no âmbito das indústrias criativas, empresários do ramo do artesanato que pretendam adquirir competências na área da gestão de empresas e empresários de micro, pequenas e médias empresas que pretendam adquirir competências na área da gestão de empresas.

Esta ação visa proporcionar aos formandos conhecimentos na área empresarial, com vista à exploração do potencial económico dos recursos endógenos dos Açores e é uma das medidas criadas pelo Governo Regional para o fomento do empreendedorismo e criação de emprego.

GaCS/VPGR