en-US

Centro Regional de Apoio ao Artesanato lança, em Ponta Delgada, produtos da Residência Criativa de Bordado a Matiz

Ponta Delgada, 6 de Fevereiro de 2020

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), vai lançar sexta-feira, 7 de fevereiro, pelas 17h30, os produtos da Residência Criativa de Bordado a Matiz na ‘Azores in a Box’, em Ponta Delgada.

Esta Residência, dedicada à inovação e reposicionamento de mercado do Bordado a Matiz de São Miguel, visa valorizar esta produção artesanal cuja qualidade e origem estão certificadas desde 1998 – foi o primeiro produto artesanal a ser certificado – e que é parte integrante de um património cultural a preservar.

Tradicional da ilha de São Miguel, o Bordado a Matiz remonta à década de 30 do século XX e carateriza-se pelos motivos florais assimétricos que, de certa forma, recriam a ornamentação da faiança oriental, utilizando apenas dois tons de azul.

Esta é a 8.ª edição do projeto Residências Criativas, através do qual o CRAA pretende incentivar a criação de novos produtos, com uma componente diferenciadora, gerando sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e a possibilidade de atingirem novos mercados.

Contribui também para a divulgação de técnicas, materiais e produtos desenvolvidos por designers e artesãos, numa dinâmica criativa entre saberes tradicionais e design.

A designer de produto Daniela Duarte trabalhou em conjunto com as artesãs da Cooperativa de Artesanato Senhora da Paz, Maria da Paixão Resendes e Margarida Alves, desenvolvendo novas ideias, inovando e criando peças que estarão disponíveis para venda a partir de sexta-feira.

A mostra dos produtos e o processo estarão patentes na ‘Azores in a Box’ até 31 de março, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e, ao sábado, das 09h30 às 13h00.

GaCS/CRAA