en-US

Centro Regional de Apoio ao Artesanato inaugura exposição do Prémio CoMtradição no Pico

Ponta Delgada , 17 de Julho de 2020

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), inaugura hoje a exposição do Prémio de Artesanato dos Açores ‘CoMtradição’ no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico.

O Prémio ‘CoMtradição’ surge como forma de distinguir, divulgar e promover a atuação de entidades ou artesãos que se diferenciam pela dedicação ao trabalho na área do artesanato, elevando, desta forma, as expressões da cultura regional.

Nesse sentido, tem como objetivo consagrar artesãos ou entidades com carreira consolidada e historicamente relevante, cujo trabalho contribuiu e continua a contribuir para afirmar a identidade das artes e ofícios dos Açores.

Este prémio, na sua segunda edição, reconhece e homenageia João Pereira, que não só contribuiu ao longo de várias décadas para a dinamização da economia da ilha Terceira, empregando dezenas de bordadeiras, como também preservou a tradição do bordado a branco nesta ilha.

Deste prémio fazem parte uma exposição de caráter antológico com itinerância nas ilhas Terceira, Pico e São Miguel e um conjunto de atividades pedagógicas, com a presença dos artesãos, potenciando o encontro intergeracional e fomentando o gosto pelo artesanato.

A exposição estará patente até 30 de agosto, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10H00 às 17H30.

GaCS/CRAA