en-US

Centro de Artesanato e Design dos Açores promove evento para melhorar capacidade exportadora e de comercialização das empresas

O Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) está a promover o Hands on Azores, evento que visa contribuir para a promoção e melhoria da capacidade exportadora e de comercialização das empresas do setor artesanal da Região, informa a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Este evento contempla a realização de duas iniciativas: uma Missão Empresarial, que está a decorrer até ao próximo dia 25 de abril nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel; e o Fórum Artes e Ofícios, agendado para os dias 2 e 3 de junho, em Ponta Delgada.

O objetivo da Missão Empresarial é dar a conhecer a marcas de moda internacionais as técnicas ancestrais e os produtos de Unidades Produtivas Artesanais (UPA) com produtos certificados pela marca Artesanato dos Açores, promovendo o seu encontro com os artesãos açorianos e sensibilizando-as para a integração das técnicas e produtos artesanais nas suas coleções.

Participam nesta Missão as marcas de Colville (Itália), Shrimps (Reino Unido) e Casa MariCruz (Espanha), que vão poder conhecer as várias UPA e manter um contacto mais próximo com a Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação da Ribeira do Nabo (São Jorge), a Fábrica de Bordados de João Pereira e Filhos (Terceira) e a Casa de Trabalho de Nordeste (São Miguel).

As marcas são acompanhadas por Joana Duarte, criadora e designer da marca Béhen (Portugal), que trabalha desde 2022 nas suas coleções com os bordados e a tecelagem os Açores.

Já o Fórum Artes e Ofícios, com curadoria de Álbio Nascimento e Kathi Stertzig (The Home Project Design Studio) e da Origem Comum, propõe o debate e reflexão interdisciplinar sobre o saber fazer artesanal e os benefícios da sua centralidade nas atividades culturais e económicas.

Entre os convidados que irão participar nos diferentes painéis que vão desde a Investigação, à Educação e ao Turismo, destaque para a presença de Martín Azúa (Espanha), Renato Imbroisi (Brasil), Guida Fonseca (Portugal) e Helena Loermans (Portugal).

O Fórum Artes e Ofícios será aberto ao público, nomeadamente a artesãs e artesãos, designers e agentes das indústrias criativas, profissionais, investigadores e especialistas ligados ao setor das artes e ofícios e da moda e entidades, instituições e técnicos das áreas da cultura, do património e do turismo. O programa será anunciado no portal da internet artesanato.azores.gov.pt e nas redes sociais do CADA.

O evento Hands on Azores está integrado no MODAMAC, projeto criado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020 para apoiar as empresas do setor têxtil com internacionalização limitada pelo seu reduzido tamanho e capacidade produtiva.