en-US

Azores in Box promove ciclo de exposições dedicado a áreas artesanais não tradicionais

A Loja Azores in Box, nas Galerias Comerciais das Portas do Mar, em Ponta Delgada, está a promover um ciclo exposições bimestrais para divulgar áreas artesanais não tradicionais e o trabalho dos seus artesãos, informa a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).

Jeremias Tavares, que se dedica à vitrofusão, uma técnica artesanal baseada na fundição de pequenos pedaços de vidro, com a sua exposição a altas temperaturas, é o primeiro convidado a expor neste espaço de referência na promoção e comercialização do artesanato regional certificado com a marca coletiva “Artesanato dos Açores” e de produtos artesanais inovadores.

O artesão desenvolve peças decorativas e utilitárias, destacando-se as suas criações com motivos marinhos e os seus candeeiros, com diversas formas e tipologias. Os seus presépios são únicos. Neles o vidro surge conjugado com o ferro forjado cromado ou com a madeira, a pedra de calhau ou a pedra queimada. A bijuteria também faz parte da sua linha de produtos, conjugando o vidro com a prata, o que a torna mais requintada.

A arte de Jeremias Tavares está patente até ao final do mês de outubro na Loja Azores in a Box, podendo ser visitada de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h00 e as 18h00.

A Loja Azores in a Box, inaugurada nas Portas do Mar em fevereiro último, conta, atualmente, com produtos de mais de 100 unidades produtivas artesanais de todas as ilhas do arquipélago.