en-US

Artesãos dos Açores na final do Prémio Nacional de Artesanato

Ponta Delgada, 4 de Dezembro de 2019

 

O Vice-Presidente do Governo manifestou “grande satisfação” pelo apuramento de três artesãos dos Açores para a final da 2.ª edição do Prémio Nacional de Artesanato, onde vão representar a Região.

“Quero expressar a minha grande satisfação ao Maxim Pavlov e ao Rui Pedro, na categoria ‘Inovação’, e à Isabel Silva Melo, na categoria ‘Empreendedorismo Novos Talentos’, pelo facto de terem sido selecionados e, assim, participarem na grande final do Prémio Nacional de Artesanato 2019”, afirmou Sérgio Ávila.

O Prémio Nacional de Artesanato, promovido e desenvolvido no território continental pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.

Este prémio visa ainda o reconhecimento de intervenções relevantes de entidades públicas e privadas na promoção das atividades artesanais, assim como o incentivo a trabalhos de investigação no domínio das artes e ofícios.

Para além de desejar aos três artesãos dos Açores os votos dos maiores sucessos nesta competição de âmbito nacional, Sérgio Ávila apelou também à participação dos Açorianos na votação das propostas regionais, como forma de “reconhecimento da qualidade dos nossos artesãos, do nosso artesanato e da atividade que vem sendo desenvolvida pela Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato”.

As candidaturas nomeadas em cada categoria serão submetidas à apreciação do público até 13 de dezembro, por recurso a votação pela Internet, através do endereço https://formularios.iefp.pt/index.php/136697?lang=pt, sendo que os resultados finais serão divulgados em 2020, em data a definir.

O Prémio Nacional de Artesanato de 2019 é constituído por seis categorias, nomeadamente Grande Prémio Carreira, Prémio Inovação, Prémio Empreendedorismo Novos Talentos, Prémio Investigação, Prémio Promoção para Entidades Privadas e Prémio Promoção para Entidades Públicas.

GaCS/VPGR