en-US

Artesã açoriana vence Prémio Nacional de Artesanato

Ponta Delgada, 6 de Agosto de 2020

A artesã micaelense Isabel Silva Melo venceu o Prémio Nacional de Artesanato, na categoria de Empreendedorismo Novos Talentos.

A artesã, certificada com o selo da marca coletiva “Artesanato dos Açores” nas áreas de Escamas de Peixe, Presépios de Lapinha e Cerâmica Figurativa, pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), vê agora o seu trabalho como ceramista ser reconhecido com a atribuição do Prémio Empreendedorismo Novos Talentos, do Prémio Nacional de Artesanato.

Isabel Silva Melo dedica-se à criação de peças únicas, abordando temas relacionados com a representação dos costumes, da cultura e das tradições religiosas das ilhas dos Açores, além de temas ligados à literatura, à poesia e a questões de ordem política e social.

É licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e redescobriu o gosto pela cerâmica há três anos.

O Prémio Nacional do Artesanato, que se realiza bianualmente, visa incentivar a produção artesanal, na vertente tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, com enfoque quer nas suas competências técnicas e profissionais, quer na sua capacidade estética.

Esta iniciativa, que integra o Programa de Promoção das Artes e Ofícios, consiste na valorização de percursos e atuações de excelência no âmbito das artes e ofícios, através do reconhecimento institucional e da concessão de um incentivo financeiro ao desenvolvimento da atividade.

GaCS/CRAA