Serviço de Orientação – SOCA

soca1

As atribuições e competências do Centro Regional de Apoio ao Artesanato convergem na consecução de um objetivo geral e comum, a valorização das Artes e Ofícios Tradicionais dos Açores.
Perseguir este objetivo significa trabalhar incessantemente pela qualificação dos artesãos ao nível dos saberes e das técnicas, pela promoção da qualidade dos produtos, pelo desenvolvimento das microempresas artesanais e pela dignificação do estatuto do artesão e das unidades produtivas artesanais.

Para além do apoio ao desenvolvimento económico, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato tem a responsabilidade de promover o produto artesanal com valor cultural acrescentado, entre a tradição e a inovação através da realização de ações de formação em artesanato e apoiar a qualidade da produção, através da certificação. Nesse sentido, foi criado o Serviço de Orientação Criativa para o Artesanato – SOCA, que será prestado pela designer do CRAA, Sara Schanderl, às Quartas, das 14:30 às 17:00.

O objetivo deste serviço passa pela orientação criativa na produção de produtos artesanais inovadores, diferentes linhas de produção, bem como apoio na promoção do produto, técnicas de marketing, no sentido de elevar a qualidade do produto artesanal e divulgar o Artesanato dos Açores.

Note-se que o SOCA está, sobretudo, ao dispor dos artesãos e unidades produtivas já registadas no CRAA.