Hora do Oficio

Hora do Ofício é um projeto formativo do Centro Regional de Apoio ao Artesanato que visa essencialmente promover e incentivar a transmissão do saber-fazer das atividades artesanais tradicionais dos Açores e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação e a criatividade na produção artesanal.

Face à necessidade de proteger e manter vivas algumas atividades e técnicas tradicionais, que atualmente se encontram em risco de desaparecer, este projeto confia e apoia os mais talentosos e hábeis artesãos para dar formação a uma nova geração que, por sua vez, dará continuidade ao legado cultural e que se quer dotada de conhecimentos, de capacidade empreendedora, de espírito associativo e de aptidão pedagógica.

Neste contexto, a Hora do Ofício abrange a realização de oficinas em todo o arquipélago sobretudo em áreas artesanais que valorizam as matérias-primas existentes em cada ilha.

Perante a necessária inovação e qualidade do produto artesanal, de forma a torná-lo mais contemporâneo e competitivo no mercado, este projeto formativo também inclui formações transversais nas áreas de marketing, orientação criativa e web.

A revitalização de alguns ofícios tradicionais, a qualificação dos nossos artesãos e a consequente qualidade dos seus produtos são pilares que fortalecem a dignificação e valorização do setor artesanal que se considera crucial não só do ponto de vista da cultura e do património, mas também, da economia e do emprego na região.