pt-PT

Artesanato dos Açores marca presença na Feira Internacional de Lisboa

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a participação dos Açores e de empresas regionais na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), que decorre de 29 junho a 7 de julho.

A participação na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa tem como objetivo promover o artesanato e os artesãos açorianos, numa perspetiva de se alcançarem novos públicos, uma vez que o evento recebe, durante nove dias, não só profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, mas também interessados no artesanato enquanto manifestação cultural.

As 13 empresas de artesanato presentes neste certame, provenientes de Santa Maria, Terceira e São Miguel, vão apresentar trabalhos de diversas áreas artesanais, com especial destaque para as produções inovadoras, sustentáveis e certificadas pela marca coletiva Artesanato dos Açores.

O artesanato apresenta um crescente dinamismo nos Açores com o aparecimento de novas empresas e a criação de emprego, assumindo uma fase de mudança, de renovação e de reposicionamento, sobretudo da marca Artesanato dos Açores.

Este certame é das mais importantes plataformas para a promoção e negócio das empresas artesanais açorianas, potenciando não só a mostra e a venda de produtos tradicionais, mas também visa reforçar a melhoria das condições em matéria de internacionalização, como o acesso a mercados e o reconhecimento internacional do valor dos produtos e dos serviços regionais.

Esta feira, que se assume como um dos mais importantes eventos na Península Ibérica e o segundo maior na Europa, recebe mais de 110 mil visitantes, estimula a relação entre a tradição e a modernidade, potenciando a mostra e venda de produtos tradicionais, mas também os que incorporam design e inovação, promove o desenvolvimento regional e rural e potencia o relacionamento intrínseco dos recursos naturais com a cultura e o turismo.

Esta mostra estará patente ao público até 7 de julho, podendo ser visitada a área exposicional das 15h00 às 24h00.

GaCS/CRAA